Esta receita de folhado de espinafre surgiu como muitas de minhas receitas: por um oportunismo guloso. Eu tinha espinafre na geladeira, ricota e havia ganho uma massa folhada da Pavioli. Ah, e estava simplesmente faminto para pensar muito. Por mais que você tenha que lidar com o barulho de formas e assadeiras, esta receita é muito fácil de fazer. Este folhado de espinafre pode ser servido como uma bela entrada de verão ou um almoço leve. A combinação é perfeita: o espinafre, encolhido pelo calor, perde um pouco do amargor, mas mantém o suficiente para compensar a delicadeza, nem tão apagada da ricota. Sirva SEMPRE com mostarda, preferencialmente dijon.
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Ingredientes: folhado de espinafre
150 g de massa folhada
2 maços de espinafre
1 punhado de amêndoas picadas grosseiramente
120 g de ricota esfarelada
1/2 colher de chá de mostarda em pó
1/4 colher de chá de noz moscada ralada
Sal e pimenta do reino moída na hora à gosto
Preparo do folhado de espinafre
Coloque as amêndoas em uma assadeira, espalhe e toste no forno por 10 minutos até que fiquem douradas e soltem todos seus aromas. Retire do forno e às deixe esfriar na própria assadeira. Em seguida pique-ás grosseiramente e reserve. Se preferir pode dourá-las em uma frigideira.
Debulhe as folhas dos talos de espinafre. Lave sob água corrente e seque bem numa centrífuga de saladas.
Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Regue com o azeite, junte as folhas de espinafre, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos – o espinafre vai murchar e soltar água. Se cozinhar em excesso, o espinafre tende a ficar escuro e amargo. Transfira para a tigela com água e gelo – essa técnica chamada branqueamento realça a cor e deixa o espinafre bem verdinho. Deixe escorrer bem a água.
Coloque-o em uma tigela ou bowl. Adicione a ricota, as amêndoas, tempere com a mostarda em pó, a noz moscada, sal e pimenta à gosto.
Abra a massa folhada, mantendo seu formato retangular e transfira para uma assadeira.
Distribua o recheio cobrindo metade da massa no sentido do comprimento. Deixe uma borda de 0,5 cm sem recheio para fechar o folhado de espinafre. Pincele as bordas com água, dobre a outra metade da massa sobre o recheio e aperte bem as bordas para fechar.
Opcional: Em uma tigela, quebre o ovo, junte 1 colher (chá) de água e bata com um garfo apenas para misturar. Pincele sobre o folhado de espinafre.
Faça dois ou três cortes transversais e leve para assar em forno preaquecido durante 30 minutos ou até dourar. Sirva o folhado de espinafre morno ou em temperatura ambiente, acompanhado de mostarda dijon.
Se você gostou desta receita que leva o espinafre como estrela, vai se encantar com este Risoto de espinafre.
Boas garfadas!