Meu amigo Thiago Sanches é o cara do tomate confit. Já passaram por alguma situação em que alguém faz uma receita tão bem que, de certa forma, te desencoraja de reproduzi-la? Demorei muito tempo para me aventurar na cozinha com o tal tomate confit ou então confitado. Fiz algumas pesquisas e a receita mais relevante que achei envolvendo esta temática foi no New York Times. Minha receita é mix dessas duas fontes que me inspiraram. Cozinhar não é só copiar receitas – métodos e procedimentos. É sim uma transformação elaborada que precisa mexer com a sua zona de conforto. Temos que cozinhar colocando a personalidade na comida que está à nossa frente. Este tomate confit foi adaptado e modificado para se transformar em minha comida. E espero que sirva de inspiração e seja reproduzido/remodelado também na sua cozinha.
Rendimento: 4 pessoas
Tempo de preparo: 1 hora
Ingredientes: Tomate confit
1 xícara de tomate cereja laranja
1 xícara de tomate cereja vermelho
1 ramo de alecrim fresco
10 folhas de manjericão fresco
1 folha de louro
3 dentes de alho esmagados
2/3 xícara de azeite de oliva extra virgem
Pitada de pimenta calabresa
Sal grosso
Pimenta do reino moída na hora
Preparo do Tomate confit
Pré-aqueça o forno em temperatura de 160°C.
Lave bem os tomatinhos.
Coloque-os em uma travessa ou forma antiaderente. Acomode entre eles o alecrim, as folhas de manjericão, a folha de louro, os dentes de alho e a pimenta calabresa. Tempere com uma boa pitada de sal grosso. Regue com o azeite de oliva.
Asse até que os tomates estejam enrugados e perfumados, por cerca de 45 minutos, agitando a travessa uma ou duas vezes durante a cocção.
Retire o tomate confit do forno, deixe esfriar verifique o sal e finalize com a pimenta do reino moída na hora à gosto.
Experimente servir o tomate confit com Pãezinhos de leite assados na chapa. Clique aqui e confira a receita.
Boas garfadas!