Shiacciata é um pão rústico achatado ao qual se pode adicionar diferentes recheios. Primo da focaccia, originalmente cravejado de uvas, é lanche tipico da Toscana tradicionalmente assado na vindima, quando as uvas estão roxas e as pessoas famintas nos campos. A palavra schiacciata é derivada do verbo italiano “schiacciare” (espremer com as pontas dos dedos) e se refere ao modo de abrir a massa na hora de colocar na bancada. Este pão harmoniza super bem com um vinho Malbec encorpado. Escolha preferencialmente uvas pretas de mesa com sementes menores e menos tânicas. As mais interessantes para a schiacciata são a Niagara, Canaiolo Nero e Himrod. esta receita é inspiração do livro Terra de Fogos  do Francis Mallmann. Pesquisei diversas receitas e esta me chamou atenção por ser mais rústica.

Rendimento: 12 pessoas
Tempo de preparo: Com tempo de descanso, 3 horas

Ingredientes: Schiacciata

500 g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento seco instantâneo
300 ml de água morna
1 colher (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
200 g de uvas frescas
75 g de queijo de cabra
1 colher (sopa) de sementes de erva doce
2 colheres (sopa) azeite extra virgem

Preparo da Shiacciata

Em um recipiente coloque a água, o açúcar e dissolva o fermento.

Em uma tigela grande, peneire a farinha de trigo e o sal. Faça um buraco no meio, despeje a água com o fermento e o açúcar no centro.

Cubra o líquido com a farinha das bordas e espere alguns colas minutos. Quando a superfície começar a rachar, é sinal de que o fermento se ativou e já se pode misturar massa. Mexa com a ajuda de um garfo depois com as mãos, misturando bem até formar uma massa homogênea.

Transfira a massa para a bancada enfarinhada e sove por alguns minutos, até que das esteja bem lisa. Forme uma bola, cubra com filme plástico ou com um pano de prato e deixe crescer até dobrar de volume (de preferência, em um lugar morno, perto de um forno aceso, por exemplo).

Unte levemente uma assadeira e nela coloque a massa. Estique-a com as mãos, formando um círculo rústico em torno de 35 de diâmetro. Unte as uvas com o azeite de oliva e recheie o centro da massa. Adicione o queijo de cabra esfarelado e as sementes de erva-doce, deixando livre uma borda de 8 cm. Dobre as bordas sobre si mesmas em direção ao centro, cobrindo apenas uma parte do recheio. Uma parte deve ficar à vista.

Deixe crescer novamente até dobrar de volume. Pré-aqueça o forno em temperatura de 200°C. Depois que a schiacciata tiver crescido, leve ao forno por 30 à 40 minutos, até que esteja bem firme e dourada.

Sirva a shiacciata ainda morna acompanhada de um bom vinho Malbec.

Boas garfadas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *