Salada de cogumelos

Essa salada de cogumelos é ideal para o verão. A estação está aí e com ela vem a necessidade de se alimentar bem e ingerir alimentos leves para aguentar o clima tropical do Brasil. Boa pedida para os dias quentes, esta salada leve e saudável pode servir tranquilamente como entrada ou até mesmo como prato principal de uma refeição. E a inspiração para esta receita veio da queridíssima Rita Lobo. Penso nessa simples salda de cogumelos como um aperitivo vegetariano ideal para servir como entrada ou acompanhamento, até mesmo em um tradicional churrasco, repleto de carnes, mas isso não é uma regra: Você pode servir essa deliciosa salada de cogumelos com drinques e não vai precisar pensar em uma entrada pelo resto do verão. Vou confessar que eu como amarradão também no inverno.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes: Salada de cogumelos

300 g de cogumelos paris frescos cortados em fatias
2 talos de salsão fatiados
Caldo de ½ limão siciliano
Raspas de ½ limão siciliano
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
3 colheres (sopa) de azeite de azeite de oliva de boa qualidade
Pimenta-do-reino moída na hora à gosto
Lascas de parmesão para finalizar

Preparo da salada de cogumelos

Em uma tigela ou bowl misture bem o queijo parmesão ralado, o caldo de limão e o azeite para formar um molho. Junte as fatias de cogumelo, de salsão e misture delicadamente. Tempere com pimenta a gosto, finalize a salada de cogumelos com as lascas de parmesão e com as raspas de limão siciliano. Sirva imediatamente.

Obs. Limpe os cogumelos com um pano de prato ou então papel toalha – não lave em água corrente nem deixe de molho, isso comprometeria a textura e o sabor da salada. Extremamente porosos, os cogumelos absorvem a água rapidamente, o que pode toda a estrutura de uma receita. Acredite, lavá-los é um pecado!

Uma das alegrias desta salada de cogumelos, pelo menos na minha visão, é que é muito rápida e fácil de preparar. Se tiver convidados para jantar durante a semana, você pode servir este prato como entrada de uma picanha assada no sal grosso, e terá uma refeição completa, praticamente sem trabalho.

Boas garfadas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *