Nhoque com ragu de linguiça

Vamos então à receita deste Nhoque com ragu de linguiça. O que me atrai no preparo do nhoque é a rusticidade. Devo confessar que o passo a passo completamente artesanal e desafiador, pois é o tipo de receita que parece fácil, mas de vez em quando dá alguns resultados imprevisíveis, como textura grudenta ou aguada. Mesmo que pareça exagero, saiba que até o clima pode interferir bastante na produção do nhoque. Isso porque para fazer ele perfeito é preciso ter o mínimo de umidade. Esse nhoque com ragu de linguiça é uma bela pedida para os dias de inverno acompanhado de um bom vinho tinto.

Ingredientes: Nhoque com ragu de linguiça

Para o nhoque
1 kg de batata
300 gramas de farinha de trigo
1 ovo
Sal

Para o ragu
750 g de linguiça de BOA qualidade
3 latas de tomate pelatti
1 cenoura descascada e ralada
1 talo de salsão de salsão picado
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
½ xícara de vinho tinto
Azeite de oliva
1 folha de louro
1 ramo de alecrim
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Preparo do nhoque com ragu de linguiça

Do nhoque
Em uma panela adicione água e coloque para ferver. Adicione as batatas sem descascar e cozinhe por aproximadamente 15 à 20 minutos ou até que estejam macias. Escorra as batatas e deixe amornar. Retire a casca e amasse com um espremedor de batatas diretamente em um bowl. Eu prefiro descascar as batatas depois de cozidas, pois assim elas absorvem menos água.

Despeje a farinha sobre as batatas, faça um buraco e coloque o ovo, e o sal a gosto.
Amasse bem a massa por alguns minutos até que esteja lisa e elástica. Trabalhe rapidamente até ficar a ponto de não grudar nas mãos. A quantidade de farinha pode variar um pouco, não se desespere até achar o ponto.

Enfarinhe a bancada e faça rolinhos compridos da espessura de um dedo. Corte pequenos pedaços de aproximadamente 2 cm e com o dedo indicador fazer uma ligeira pressão sobre cada um dos pedaços, de modo a dar a forma arredondada aos pedaços (opcional, eu não faço). Agora, deixe repousar por 20 minutos em uma assadeira enfarinhada para que se tornem firmes e compactos.

Do ragu
Retire a pele linguiça e descarte. Transfira a carne para uma tábua e, com uma faca, pique-a em pedaços menores – se preferir, descarte os pedaços maiores de gordura.

Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure a carne da linguiça em etapas – se colocar tudo ao mesmo tempo ela cozinha no vapor em vez de dourar. Deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com a espátula para dourar por igual e poder partir a carne em pedaços menores. Transfira para uma tigela e doure o restante da carne, regando a panela com azeite a cada leva.

Mantenha a panela em fogo médio, regue com mais 2 colheres (sopa) de azeite e junte a cebola e refogue por 2 minutos até murchar. Acrescente a cenoura e o salsão e refogue por mais 3 minutos, raspando bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos. Junte o alho, o alecrim e o louro e mexa para perfumar uniformemente.

Retorne a linguiça para a panela, regue com o vinho e misture bem. Deixe cozinhar até o alccol evaporar. Adicione o tomate e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto – cuidado, pois a linguiça já é salgada e pode ser apimentada – e deixe cozinhar em fogo alto até ferver.

Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 2 horas até o molho encorpar.

Preparo final
Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 20 nhoques por vez na água fervente e deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques com a escumadeira, escorrendo bem a água, e transfira para a assadeira untada com azeite de oliva. Cozinhe todos os nhoques e sirva a seguir com o molho de ragu de linguiça.

Esse molho é inacreditável. Indico dar uma passada para ver também a receita de Risoni com linguiça.

Boas garfadas!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *