Massa ao pesto de rúcula. Molhos tradicionais, como o pesto, que leva originalmente manjericão, azeite, pinoli e parmesão, acabam ganhando variações com outras ervas e nozes. Hoje a receita leva rúcula e pistache. Levemente picante. A massa fica à sua escolha, podendo ser spaghetti ou penne, por exemplo, ou com recheio, como capeletti ou ravioli. Devo confessar que com este rigatoni ficou espetacular.
Ingredientes: Massa ao pesto de rúcula
1 maço de rúcula fresca
50 g de pistache sem casca
1 xícara de azeites de oliva extra virgem
1 pitada de sal
50 g de parmesão ralado na hora
Preparo da Massa ao pesto de rúcula
Leve uma panela com água para ferver a massa e adicione duas colheres (sopa) de sal. Quando levantar fervura coloque a massa e cozinhe até ficar “al dente.” Siga as instruções de cozimento conforme a embalagem. O rigatoni é uma massa mais grossa, necessita de um pouco mais de tempo para ficar pronta.
Enquanto isso prepare o molho.
Coloque as folhas de rúcula dentro do copo do mixer, processador de alimentos ou liquidificador.
Junte os pistaches, o azeite e o queijo parmesão ralado. Tempere com o sal e bata até ficar bem liso.
Escorra a massa, misture o molho e sirva em seguida. Eu gosto de finalizar com alguns pistaches picados na faca e queijo parmesão ralado na hora.
Boas garfadas!
Se você é fã de massa e de molho pesto como eu, experimente a minha versão de massa ao pesto que leva ricota e deixa o molho mais suave. Clique aqui e confira a receita completa.
? ?