Massa ao pesto

Pesto é um molho italiano, originário de Gênova, na Ligúria, norte da Itália. A melhor parte desta receita de massa ao pesto é o aroma de manjericão que invade a casa durante o preparo. Minimalista, precisa apenas cinco ingredientes, não vai ao fogo, e tem centenas de aplicações na cozinha. E como não estamos na Itália, algumas adaptações são bem vindas. Nesta versão com massa utilizo a ricota com o objetivo de deixar o molho mais suave, o pistache ao invés das nozes e a massa é de espinafre. O resultado é um pesto de sabor lácteo e levemente ácido, que dá leveza ao paladar.

Ingredientes
1 kg de massa de sua preferência (nesta receita utilizei massa de espinafre)
2 xícaras de folhas de manjericão fresco
1 xícara de azeite de oliva de boa qualidade
2 dentes de alho
100 g de parmesão ralado
150 g de ricota fresca esfarelada
100 g de nozes picadas (nesta receita utilizei pistache)

Preparo
Em uma panela grande, coloque 5 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto para ferver.

No processador de alimentos ou em um liquidificador ou em um pilão, coloque o alho, o manjericão e o azeite de oliva. Misture até obter uma pasta (eu prefiro que as folhas fiquem mais espessas e consequentemente obtenho um molho mais denso). Adicione a ricota, o queijo ralado e misture com uma colher. Se necessário ajuste o sal. Fique atento, pois o queijo ralado já é salgado.

Quando a água ferver, coloque a massa e deixe cozinhar até ficar al dente. Siga as instruções de cozimento da embalagem.

Em seguida, despeje com cuidado o massa cozida em um escorredor. A seguir, transfira para uma travessa. Com uma colher, distribua o pesto sobre ela e misture bem. Finalize com as nozes picadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *