Você pode comprar a massa para nero di seppia pronta no mercado, mas o sabor e a textura deste exemplar, feito com as próprias mãos, é infinitamente melhor. Nero di seppia quer dizer tinta de lula. É um clássico elegante e moderno. Tem nos bons restaurantes ao redor do mundo. A tinta de lula é utilizada pelo animal como mecanismo de defesa, quando atacado por predadores. A tinta turva completamente a água no entorno e assim ele pode fugir sem dar muita chance de ser caçado. Nesta receita ela é incorporada no preparo, resultando uma massa com essa coloração preta e com aroma de oceano. Retirei esta receita do livro Todas as sextas da chef Paola Carosella e incorporei um ingrediente que, na minha opinião, faz toda diferença no sabor da massa: o suco de limão siciliano.
Ingredientes: massa para nero di seppia
500 g de farinha de trigo
6 gemas
2 ovos
1/2 colher (sopa) de sal
16 g de tinta de lula
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
2 colheres (sopa) suco de limão siciliano
Preparo da massa para nero di seppia
Em uma tigela ou bowl coloque a tinta de lula, as gemas, os ovos, o azeite extra virgem, o suco de limão siciliano e o sal. Mexa até deixar todos os ingredientes homogêneos e, principalmente, até dissolver a tinta de lula. Você vai obter uma mistura liquida e escura. Alguns pontinhos de tinta da lula ficarão aparentes, mas serão dissolvidos ao sovar a massa.
Coloque a farinha sobre a bancada. Faça um buraco no meio e coloque a mistura liquida.
Com a ajuda de um garfo, bata a mistura liquida e aos poucos vá misturando com a farinha o máximo que puder. Depois passe farinha nas duas mãos e comece a amassar. Está lisinha e não gruda mais nas mãos? É hora de começar a sovar.
Coloque a massa sobre a bancada e empurre para frente usando a palma das mãos. Dobre a massa no meio, gire 90 graus e empurre novamente. Indo e vindo você vai repetir este movimento ritmado até obter uma uma massa bem macia e uniforme. Após 5 à 6 minutos você deverá ter em mãos uma bela massa caseira. Elástica, leve e sedosa.
Faça um bola e embrulhe com filme plástico e deixe descansando na geladeira por uma hora.
Polvilhe um pouco de farinha sobre os cilindros da maquina e sobre uma bola de massa achatada. Comece com o ajuste maior dos cilindros, passe a massa pela máquina, dobre em três partes e passe novamente. Repita o procedimento até obter uma tira uniforme e grossa. Vá ajustando o cilindro para os níveis inferiores, passando e afinando a massa gradualmente. Vá diminuindo a regulagem dá maquina até obter uma tira longa e fina. Passe pela cortadora e dê o formato da massa para nero di seppia.
Os fios de massas mais podem ser esticados em varais ou enrolados em forma de ninhos enfarinhados ou dispostos em uma toalha seca.
Pronto! Agora você tem uma bela massa para nero di seppia.
Gostou desta receita? Clique aqui e confira a receita da tradicional massa caseira.
Boas garfadas!