Esta receita de Risoto de orzo com cogumelos é uma alternativa perfeita para variar o tradicional risoto com arroz arbóreo. Também conhecido como risoni e pasta a riso, o orzo é muito semelhante ao grão de arroz, mas na verdade é uma massa, geralmente a base de farinha, semolina e água. Capriche nas escolhas dos cogumelos e tenho certeza que terás um prato para impressionar boa parte dos terráqueos. Inspiração desta receita veio através da revista da Wine. E por falar em vinho, harmonize este prato com uma bela espumante brut ou brut rose.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Ingredientes: Risoto de orzo com cogumelos
2 xícaras de massa tipo orzo, também chamada de risoni
300 g de cogumelos frescos variados picados grosseiramente
40 g de funghi seco
1 cebola média picada
3 colheres (sopa) manteiga
100 ml de vinho branco ou espumante
3 xícaras de caldo de legumes (clique aqui e veja a receita)
Um punhado de folhas de sávia fresca
100 g de parmesão de boa qualidade ralado na hora
Sal e pimenta do reino moída na hora
Preparo do Risoto de orzo com cogumelos
Numa tigela coloque o funghi, cubra com 1 xícara (chá) de água fervente e deixe hidratar por 15 minutos enquanto prepara a sálvia.
Em um frigideira acrescente 1 colher (chá) de manteiga e as folhas de sálvia. Deixe por alguns segundos dourar. Retire e reserve-as em um prato com papel toalha para absorver o excesso de gordura.
Com ajuda de uma peneira, escorra o funghi hidratado. Pressione delicadamente com a colher para extrair todo o líquido.
Coloque 2 colheres (sopa) de manteiga numa panela média e leve ao fogo médio. Quando derreter, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Acrescente o funghi, os demais cogumelos e cozinhe até que fiquem dourados.
Regue com o vinho e mexa até que mesmo evapore.
Despeje a massa na panela e mexa bem. Acrescente o caldo e tempere com sal a gosto – lembre-se que o caldo caseiro não leva sal. Cozinhe mexendo de vez em quando, até que a massa fique macia e o liquido seja absorvido – o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente).
Adicione o queijo parmesão ralado, finalize com as folhas de sálvia e a pimenta do reino moída na hora.
Boas garfadas!