Coleslaw

Para esta receita de salada de repolho, a famosa Coleslaw, eu busquei referência em diversos lugares. Grande parte tirei da minha lembrança, não de livros ou de algum chef em específico. Portanto não sei o quanto é autenticamente americana mesmo – mas sei de coração que é autenticamente fenomenal e saborosa. Quando pensei em uma salada de repolho, estava em busca de uma entrada que me remetesse refrescância, verão, textura crocante e que sobretudo levasse uma tradicional junção de folhas à outro patamar. Uma das felicidades desta receita, pelo menos nesta versão que criei, é que é muito rápida e fácil de preparar.

Se você tiver convidados para algum almoço em questão, eu lhe induzo a reproduzir este prato como entrada de um doce churrasco de domingo. Principalmente se algum dos seus convidados não gostar de repolho. Sim, eu lhe submeto à este desafio de quebrar um paradigma. É necessário ser coeso com o corte do repolho e da maçã nesta receita. Queremos uma garfada com proporcionalidade nos ingredientes. E já aproveito para recomendar, por questões visuais, utilizar o repolho roxo e o repolho branco. Fica muito mais colorido e agradável ao olhos. Se esta Coleslaw for realmente servida em um churrasco, e você quiser dar um toque especial, eu aconselho tostar o repolho da grelha da churrasqueira. Este processo ratifica a versatilidade que a brasa e o defumado nos traz, as inúmeras possibilidades de textura e nuances de sabor que só a grelha da churrasqueira pode conduzir. Além, é claro, de afeto, calor e sensualidade. Este é o desafio de manejar o fogo e a brasa.

Ingredientes: Coleslaw

1/2 repolho roxo
1/2 repolho branco
2 ramos de erva doce
1 maçã verde com casaca
3 colheres (sopa) suco de limão siciliano
1/2 xícara de Aioli (confira a receita completinha aqui)
Sal a gosto

Preparo da Coleslaw

Se fores preparar esta receita para um churrasco, a dica que eu dou é levar cada metade do repolho para dourar ligeiramente na grelha da churrasqueira. Para este procedimento tenho como referência o Felipe Bronze e de suas técnicas do programa e do livro Perto do Fogo. Gosto bastante desta pegada, pois promove o desenvolvimento da fumaça em contato direto com o alimento.

Fatie as metades dos repolhos finamente e coloque em um bowl.

Pique ou rasgue os ramos de erva doce e adicione ao bowl com o repolho.

Retire o miolo e as sementes da maçã verde, corte em bastões bem finos e junte à mistura. Aqui a dica é deixar o tamanho dos cortes da maçã semelhantes aos pedacinhos de repolho.

Adicione o Aioli, o suco do limão siciliano e o sal. Com a ajuda de duas colheres misture bem para incorporar todos os ingredientes.

A salada Coleslaw deve ser temperada na hora de ser levada à mesa, caso contrário ficará terrivelmente encharcada e corre o risco de ficar sem graça. Lembre-se de que molhos para qualquer tipo de salda sempre ficam melhores se você preparar na hora em que for usá-los . Mas confesso que também não vai ser o fim do mundo se você preparar uma quantidade maior e guardar na geladeira para uma nova salada no dia seguinte.

Bom proveito e quando for reproduzir esta Coleslaw não esquece de marcar a gente nas redes sociais (instagram do Meu Rango do Dia).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *