Sopa de tomate

Esta sopa de tomate é super fácil de preparar, pois leva tomate pelatti enlatado e pode ser servida em qualquer ocasião. Quente ou fria, a sopa pode ser preparada com até dois dias de antecedência. A inspiração para esta receita veio do livro Cooking – segredos e receitas. Sou fã de sopas, caldos e cremes. Neste livro há ótimas opções.

Ingredientes: Sopa de tomate

2 latas de tomate pelatti
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 cebola picada
1 dente de alho fatiado
2 talos de salsão picados
1 cenoura fatiada em rodelas
1 batata picada
750 ml de caldo de legumes
1 folha de louro
1 colher (chá) de açúcar
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Folhas de salsão para decorar

Preparo da sopa de tomate

Aqueça o azeite em uma panela grande. Acrescente a cebola, o alho, o salsão e refogue, mexendo com frequência, até que fiquem macios, mas não dourados.

Junte a folha de louro, a cenoura e a batata e mexa por 1 minuto. Adicione os tomates com o suco e o açúcar. Tempere a gosto com sal e pimenta do reino.

Abaixe o fogo e deixe ferver. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo brando por 45 min ou até que os legumes estejam bem macios. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.

Passe para o liquidificador ou processador de alimentos e bata, em porções pequenas, se necessário, até que a mistura fique bem homogênea.  Segure a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor do caldo abra a tampa. Volte a sopa batida para a panela e ajuste o sal.

Finalize com pimenta do reino moída na hora, um fio de azeite de oliva e decore com a folha de salsão.

Se você preferir servir fria a sopa de tomate, pode colocá-la em copos e, para decorar, colocar um talo de salsão fresco.

Boas garfadas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *