Ravioli de pato com molho de manteiga de sálvia

Essa receita de Ravioli de pato com molho de manteiga de sálvia foi feita a 4 mãos por mim e pela Bruna Bitencourt da Na Cozinha da Bruninha em uma Live no Instagram. Dividimos em duas etapas, na tarde preparamos a massa e o recheio, divulgamos nos stories (estão salvos). De noite finalizamos fazendo a Live e reproduzindo o molho de manteiga de sálvia. Espero ver esse Ravioli de pato com molho de manteiga de sálvia em suas casas. Boas garfadas!

Rendimento: serve 6 pessoas
Tempo de preparo: bastante, mas vale a pena

Ingredientes: Ravioli de pato com molho de manteiga de sálvia

Massa
500 g de farinha de trigo
50 g de semolina
2 ovos bem frescos
6 gemas de ovos bem frescos
1 colher (sopa) sal fino

Recheio
1 kg de peito de pato
1 punhado de folhas de sálvia fresca
100 g de bacon em cubos médios
4 dentes de alho
100 ml de vinho tinto

Finalização
70 g de manteiga
Um punhado de folhas de sálvia a gosto
Sal e pimenta do reino
Queijo Parmesão ou Grana Padano ralado na hora

Preparo do Ravioli de pato com molho de manteiga de sálvia

Massa
Se você estiver fazendo a massa com as mãos, use uma bancada limpa.

Com as mãos: Coloque as farinhas na bancada, faça uma cavidade e despeje no centro os ovos, as gemas adicionais, e o sal. Com ajuda de um garfo, vá quebrando os ovos com cuidado e comece a misturar a partir das bordas da cavidade. Quando começar a formar uma massa meio mole, passe a usar as mãos. Trabalhe forte por cerca de 5 minutos ou até ficar macia, sedosa e elástica. Embrulhe-a com filme plástico e deixe descansar por 1 hora na geladeira.

Com a batedeira: Use o gancho especial para massas. Ponha as farinhas, os ovos, as gemas, o sal e bata em velocidade média por 3 minutos ou até a massa ficar firme. Tire-a da batedeira e termine de amassar com as mãos, durante uns 3 minutos ou até que fique macia, sedosa e elástica. Embrulhe-a com filme plástico e deixe descansar por 1 hora na geladeira.

Com o processador: Ponha todos os ingredientes dentro dele e ligue. Em 30 segundos, você verá algo parecido como migalhas de pão pastosas. Deixe bater por mais algum tempo para trabalhar o glúten. As migalhas vão começar a se juntar, formando bolas de massa. Tire tudo do processador, coloque na bancada e trabalhe comas mãos por 3 minutos ou até a massa ficar sedosa, macia e elástica. Embrulhe-a com filme e deixe descansar por 1 hora na geladeira.

Eu uso uma máquina para esticar a massa. Divida a bola de massa em 4 partes. Deixe 3 partes cobertas e trabalhe uma de cada vez. Achate a bola com a mão e passe-a pelo cilindro mais grosso. Dobre ao meio e repita o processo varias vezes (umas 4 vezes) para ter uma massa com a textura perfeita. Polvilhe os dois lados da massa com farinha antes de passá-la pela máquina. Vá apertando os cilindros até obter a espessura desejada. Eu fui até o número 6 ou 7.

Recheio
Tempere o pato com sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.

Doure o pato no azeite até ficarem bem dourados. Entre com o bacon, a sálvia, alho e doure mais um pouco.
Deglaceie tudo com vinho tinto seco, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 2 horas ou até que a carne fique bem macia. Remova a pele e desfie a carne com a ajuda de dois garfos. Coloque em um bowl e deixe esfriar.

Disponha bolinhas de recheio frio, em cima da massa, deixando um espaço entre cada, pincele as bordas com água e cubra com outra massa. Aperte as laterais e corte os raviólis (aproximadamente 4x4cm).

Finalização
Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Unte uma assadeira grande com óleo. Assim que a água ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal.

Com ajuda de uma escumadeira, mergulhe cerca de 10 raviolis por vez na água fervente. Deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire-os, escorrendo bem a água pela escumadeira e transfira para a assadeira untada com óleo. Cozinhe o restante dos raviolis e não despreze a água do cozimento.

Leve uma frigideira grande antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, junte ½ colher (sopa) de manteiga e adicione 10 raviolis. Deixe por 1 minuto de cada lado para dourar por igual. Transfira para uma travessa e doure os restantes, adicionando manteiga a cada leva.

Depois que dourar todos os raviolis, diminua o fogo da frigideira para baixo e acrescente 4 colheres (sopa) de manteiga. Assim que derreter, junte as folhas de sálvia e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto para soltar o aroma. Desligue o fogo e acrescente 1/2 concha da água do cozimento da massa. Faça movimentos circulares com a frigideira para misturar e formar um molho liso – não mexa com uma espátula, a gordura da manteiga pode se separar do molho.

Sirva o Ravioli de pato com molho de manteiga de sálvia a seguir finalizando com queijo ralado na hora.

Se você é fã de massa como eu, experimente esta receita de Espaguete ao alho e óleo refrescante. Outro patamar. Clique aqui e confira a receita completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *