Espaguete ao alho e óleo refrescante

Este Espaguete ao alho e óleo refrescante é uma alternativas leve, prática e saudável para o dia a dia. E vamos lá, apesar de já ter começado o inverno e o apelo por comidas mais pesadas e vinhos tintos ser mais propícia, ainda há espaço para um almoço leve e refrescante em dias ensolarados. Escoltados por um bom vinho branco, essa massa se destaca e faz a alegria em um belo dia de sol. Se for com clima de praia melhor ainda. Boas garfadas!

Rendimento: 2 pessoas
Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes: Espaguete ao alho e óleo refrescante

250 g de massa
4 dentes de alho grandes picados finamente
100 ml de azeite de oliva de boa qualidade
1 punhado de manjericão fresco
50 g de nozes picadas
Raspas de meio limão siciliano
Queijo parmesão ralado na hora
2 colheres (sopa) de sal

Preparo do Espaguete ao alho e óleo refrescante

Leve uma panela com água para ferver a massa e adicione duas colheres (sopa) de sal ou a gosto. Quando levantar fervura coloque a massa e cozinhe até ficar “al dente.” Siga as instruções de cozimento conforme a embalagem. Cada tipo de massa tem o seu. A marca que eu utilizei estipula o tempo de cozimento em 11 minutos, mas acho que precisa de menos, portanto vá testando.

Coloque o alho picado e o azeite de oliva em uma frigideira antiaderente e leve para o fogo baixo (bem baixo). O alho vai “confitar” – cozinhar lentamente.

Assim que os primeiros pedacinhos de alho começarem a dourar, desligue o fogo. Esta é a dica para o ponto perfeito do alho. No final a massa ficará com sabor suave e não muito marcante.

Despeje com cuidado a massa cozida em um escorredor. Retorne para a panela e acrescente o alho e óleo e as folhas de manjericão. Se necessário, regue com um pouco mais de azeite. Misture bem.

Transfira a massa para uma travessa e finalize com as nozes, queijo ralado e as raspas de limão siciliano.

Se você é fã de massa como eu, experimente fazer a sua própria massa fresca com semolina. Outro patamar. Clique aqui e confira a receita completa.

Boas garfadas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *