Massa ao alho e óleo do filme Chef

A cena da Massa ao alho e óleo do filme Chef é uma das coisas mais emblemáticas que já assisti. Quando a Scarlett Johansson lava a alma comendo uma bela massa ao alho e óleo no meio da madrugada a gente entende como a cozinha pode ser tão romântica. Ao fundo o som de The Lone Ranger – A message to you Rudy. O filme é um clássico, a música é clássico, a Scarlett é clássica, o prato é um clássico. Clássicos mexem comigo. Cheguei neste filme através do Douglas, chef do restaurante Vincenzo Spaguetteria que fica no bairro Bom Fim em Porto Alegre. Aliás, outro clássico. Ah, não menos importante: No nosso IGTV você encontra o passo a passo deste prato.

Ingredientes: Massa ao alho e óleo do filme Chef

250 g de massa longa, preferencialmente spaghetti
1/3 de xícara de azeite de oliva extra virgem
Suco de 1/2 limão siciliano
1/2 xícara de salsinha picada
8 dentes de alho fatiados
1 pitada generosa de pimenta calabresa
Sal
Parmesão moído na hora para finalizar

Preparo da Massa ao alho e óleo do filme Chef

Leve uma panela com água para ferver a massa e adicione duas colheres (sopa) de sal ou a gosto. Quando levantar fervura coloque a massa e cozinhe até ficar “al dente.” Siga as instruções de cozimento conforme a embalagem. Cada tipo de massa tem o seu. A marca que eu utilizei estipula o tempo de cozimento em 11 minutos, mas acho que precisa de menos, portanto vá testando. Lembrando, cozida por fora e durinha por dentro.

Coloque o alho picado e o azeite de oliva em uma frigideira antiaderente e leve para o fogo baixo (bem baixo). O alho vai “confitar” – cozinhar lentamente até começarem a ficar transparentes. Adicione a pimenta calabresa.

Assim que as primeiras laminas derem um sinal de dourar, tire o fogo. Esta é a dica para o ponto perfeito do alho. No final a massa ficará com sabor suave e não muito marcante.

Despeje com cuidado a massa cozida em um escorredor e reserve uma concha da água do cozimento. Junte a massa à frigideira e retorne ao fogo. Coloque o limão espremido, a salsinha e a água do cozimento da massa. Deixe incorporar por um minuto na frigideira mexendo sempre.

Sirva imediatamente finalizando com parmesão ralado na hora.

Boas garfadas!

Nesta mesma linha, confira a receita de Lasagnette com pesto, burrata e raspas de limão siciliano. Clique aqui para o passo a passo completo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *