Frango com chimichurri e polenta brustolada

Este Frango com chimichurri e polenta brustolada vai virar uma espécie de clássico da sua casa. Pode apostar. Fácil, fácil de fazer, esse franguinho é lindo, colorido e vai super bem acompanhado de um bom vinho tinto. Para esta receita, utilizamos os cortes de frango da Dália Alimentos. Receita que mora aqui em casa, mas que tem um pé na Argentina.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: Esta receita precisa de bastante tempo em função da marinada. Programe-se.

Ingredientes: Frango com chimichurri e polenta brustolada

4 coxas e sobrecoxas de frango – Dália Alimentos
Sal a gosto

Para a marinada
1/2 xícara de água quente
1/2 xícara de salsinha fresca (medida compactada na xícara) sem os talos
1/2 xícara de folhas orégano fresco
1 pimentas dedo de moça
5 dentes de alho descascados
1/2 xícara (125 ml) de azeite de oliva extravirgem
1/2 colher de sopa de sal grosso

Para a polenta
250 g de farinha de polenta instantânea
1,5 L de água
2 colheres sopa de sal

Preparo do Frango com chimichurri e polenta brustolada

Coloque a água quente em um recipiente, acrescente o sal grosso e mexa até que se dissolva por completo. Deixar esfriar completamente.

Corte a pimenta dedo de moça no meio em sentido longitudinal, retire a membrana branca e todas as sementes. Corte em tiras muito finas e depois pique muito bem. Picar finamente também o alho, a salsinha, o orégano fresco e colocar tudo em recipiente médio, uma tigela ou um bowl. Acrescente o azeite de oliva e a salmoura resfriada. Com ajuda de uma colher, misture bem todos os ingredientes.

Coloque o frango em um saco plástico zip lock e acrescente 5 colheres de sopa de chimichurri. Mexa e feche muito bem deixando o minimo possível de ar dentro. Quanto maior for a parte do frango que ficará em contato com a marinada, melhor. Deixe na geladeira por pelo menos 12 horas e mexa o saco de vez em quando para temperar o frango uniformemente.

Em uma panela coloque a água com o sal para ferver. Assim que começar a borbulhar, adicione a farinha aos poucos mexendo sempre para não empelotar. Cozinhe mexendo sempre por 5 minutos. Retire a panela do fogo, e imediatamente coloque a polenta em um prato refratário quadrado ou retangular. Reserve. Assim que esfriar, cubra com um pano e coloque na geladeira.

Pré aqueça o forno à 150°C.

Retire as coxas e sobrecoxas marinadas do saco zip lock e acomode-as em uma assadeira anti aderente. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 1 hora e meia.

Retire a assadeira do forno, remova o papel alumínio e asse por 30 minutos a 200°C (até que fiquem douradas e com a pele crocante). Enquanto isso prepare a polenta brustolada.

Corte a polenta em fatias de 1,5 cm. Leve uma bistequeira ou frigideira grande ao fogo alto. Acomode as fatias de polenta e asse por 4 minutos de cada lado.

Sirva o Frango com chimichurri acompanhado da polenta brustolada e boas garfadas.

O chimichurri que sobrou, você pode servir em um potinho a parte. Se preferir, transfira para um frasco com tampa e levar à geladeira. Pode ser conservado assim por até 3 semanas.

Clique aqui e confira como preparo o chimichurri para um bom churrasco de domingo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *