Estou mexendo em um vespeiro com essa Lasagnette com pesto, burrata e raspas de limão siciliano. Eu sei disso! De verdade! Isso porque pesto é uma receita clássica, praticamente uma entidade. Pesto é um molho italiano, originário de Gênova, na Ligúria, norte da Itália. É composto tradicionalmente de folhas de manjericão moídas com pinolis, alho e sal, queijo parmesão ou pecorino ralados e no fim misturados com azeite extra virgem e temperado com pimenta preta. A “receita oficial” do “pesto alla genovese” é mais peculiar, mas apenas no que diz respeito à qualidade e origem dos ingredientes e à forma de o preparar: o manjericão deve ser da Riviera Ligure e muito fresco, utilizando-se apenas as folhas mais novas; o azeite deve ser extra virgem, de preferência também daquela região; já o queijo pode ser, de preferência, o “Parmigiano-Regiano”, mas pode também usar-se um pecorino ou mesmo um queijo fresco de cabra; os pinhões podem ser substituídos por nozes ou avelãs. O mais importante é que os ingredientes devem ser moídos num almofariz de mármore com a mão de madeira, começando por moer o manjericão com sal grosso marinho e juntando depois os outros ingredientes; esta é a origem do nome do molho – moer, em língua italiana, diz-se “pestare”. Eu ao colocar ricota (que adoro, traz leveza ao pesto), mais a burrata e as raspas de limão siciliano me sinto cometendo um crime a uma receita clássica. Mas vou me defender e é deveras muito simples: É bom demais! Ah, quanto as nozes… pinolis é difícil de encontrar aqui na minha cidade. As nozes pecan substituem super bem.
Lasagnette com pesto, burrata e raspas de limão siciliano
500 g de massa – Lasagnette
2 xícaras de folhas de manjericão fresco sem os talinhos
1 xícara de azeite de oliva de boa qualidade
2 dentes de alho
100 g de Parmigiano-Regiano ou Pecorino sardo
100 g de pinolis picadas (nesta receita utilizei nozes pecan)
150 g de ricota fresca esfarelada (opcional)
1 burrata
Raspas de 1 limão siciliano
Sal grosso
Preparo da Lasagnette com pesto, burrata e raspas de limão siciliano
Leve uma panela com água para ferver a massa e adicione duas colheres (sopa) de sal ou a gosto. Quando levantar fervura coloque a massa e cozinhe até ficar “al dente.” Siga as instruções de cozimento conforme a embalagem. Cada tipo de massa tem o seu.
No processador de alimentos ou em um liquidificador ou em um pilão (eu prefiro), coloque o alho, o manjericão, o sal grosso e o azeite de oliva. Misture/triture até obter uma pasta (eu gosto que as folhas fiquem mais espessas e consequentemente obtenho um molho mais denso). Adicione a ricota (lembrando que é opcional), o queijo ralado e misture com uma colher. Se necessário ajuste o sal. Fique atento, pois o queijo ralado já é salgado.
Em seguida, despeje com cuidado o massa cozida em um escorredor. Transfira para uma travessa. Com ajuda de uma colher, distribua o pesto sobre a massa e misture bem. Reserve uma parte para finalizar quando for empratar.
Divida a burrata em quatro partes iguais. Distribua a massa nos pratos, coloque as partes da burrata, uma colherada do molho pesto, finalize com as raspas de limão siciliano e um fio de azeite de oliva.
Boas garfadas!
Se você é fã de massa como eu, experimente esta receita de Espaguete ao alho e óleo refrescante. Outro patamar. Clique aqui e confira a receita completa.