Lasanha ondulada com pancetta gratinada

Essa Lasanha ondulada com pancetta gratinada é uma receita que foi reproduzida para comemorar o Dia do Malbec que acontece todo ano em 17 de abril. Este prato é referencia e inspiração do livro Terra de Fogos do chef Francis Mallamann. Neste dia a Bruna do blog Na Cozinha da Bruninha e eu, fizemos uma Co LAB para montarmos pratos que harmonizassem com bons vinhos Malbec. Eu decidi reproduzir esta Lasanha ondulada com pancetta gratinada e ela Empanadas Salteñas. Que baita pedida! Importante: o que garante  o sucesso deste prato é a qualidade dos ingredientes, portanto não economize na escolha dos mesmos. São poucos, portanto capriche na qualidade dos mesmos!

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 35 minutos

Ingredientes: Lasanha ondulada com pancetta gratinada

400 g de massa de lasanha ondulada
1/4 xícara de azeite de oliva de boa qualidade
200 g de pancetta (ou bacon de boa qualidade) cortada em tiras finas
360 ml de creme de leite fresco
160 g de parmesão ralado grosso
1 colher (sopa) salsinha fresca picada grosseiramente
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Preparo da Lasanha ondulada com pancetta gratinada

Aqueça uma panela grande com água e duas colheres de sopa de sal. Quando ferver, adicione a massa e cozinhe até que esteja al dente (verifique o tempo de cozimento na embalagem da massa), escorra, devolva para a panela e acrescente o azeite de oliva para que não grude.

Em uma travessa refrataria grande, coloque a massa cozida, uma a uma, com as bordas onduladas para cima. Verticalize ao máximo que conseguir, pois queremos que elas fiquem bem tostadas, com um leve aspecto de torradas. Distribua a pancetta entre elas, em seguida regue com o creme de leite fresco, polvilhe o queijo parmesão de maneira uniforme e tempere com a pimenta a gosto.

Leve ao forno em temperatura máxima (se tiver a função gril melhor) e asse por 10 minutos (no meu forno coloco 250°C). Até que as bordas da massa estejam bem douradas e crocantes. Fique de olho no forno.

Finalize com a salsinha picada e sirva imediatamente.

Eu servi esta Lasanha ondulada com pancetta gratinada em um jantar com amigos e, na sequencia, de sobremesa um belo crepe de doce leite. Clique aqui e confira a receita deste autêntico doce francês com uma pegada uruguaia.

Boas garfadas!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *