Fusilli com tomatinhos cereja e bacon

A verdade é que quando preparei esta receita de Fusilli com tomatinhos cereja e bacon, estava em minha cabeça fazer uma massa alla puttanesca. Queria comer algo potente, com bastante sabor. Apimentado talvez. O intuito desta massa era receber o meu coaching e amigo Marcio de Oliveira em um encontro que tenho chamado de Meu Rango do Dia Convida. Praticamente três ingredientes: e o resultado é uma grande massa. Gosto disso, avidamente amontoado em uma bowl e acompanhado de um vinho tinto encorpado. Devo falar que o doce do tomate, com o defumado do bacon e a picância da pimenta calabresa formam um elo perfeito.

Ingredientes: Fusilli com tomatinhos cereja e bacon

300 g de fusilli
1 colher (chá) de azeite de oliva
8 fatias de bacon defumado cortado em tirinhas
1 dente de alho picado
300 g tomate cereja cortados em gomos (4 partes)
1 colher (chá) pimenta calabresa
Queijo parmesão e folhinhas de tomilho para finalizar

Preparo do Fusilli com tomatinhos cereja e bacon

Leve uma panela com água para ferver a massa e adicione duas colheres (sopa) de sal ou a gosto. Quando levantar fervura coloque a massa e cozinhe até ficar “al dente.” Siga as instruções de cozimento conforme a embalagem. Cada tipo de massa tem o seu. A marca que eu utilizei estipula o tempo de cozimento em 11 minutos, mas acho que precisa de menos, portanto vá testando.

Doure o bacon em uma frigideira. Refogue até ficar crocante, cerca de 8 minutos. Reserve-o em um prato com um folha de papel toalha para escorrer o excesso de gordura.

Retire a frigideira do fogo, enquanto adiciona o alho (para não queimar), coloque um fio de azeite de oliva (uma colher de chá), adicione os tomatinhos e a pimenta calabresa. Mexa bem e coloque a tampa. Agite frigideira de vez em quando enquanto estiver cozinhando e levante a tampa para mexer e verificar a consistência. Queremos os tomatinhos cozidos, mas um tanto quanto al dentes.

Quando a massa estiver pronta, mas ainda um pouco dura, com ajuda de uma escumadeira, retire a massa e vá adicionando ao molho. Deixe cair um pouco da água do cozimento para fortalecer o molho. Mexa, coloque a tampa e desligue o fogo. Deixe repousando por 5 minutos.

Misture o bacon de volta, finalize com as folhinhas de tomilho e com o parmesão ralado.

Se você é fã de massa como eu, experimente fazer a sua própria massa fresca com semolina. Outro patamar. Clique aqui e confira a receita completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *