Esta receita de farofa de pinhão é o acompanhamento perfeito para deixar sua refeição completa. Quando a temperatura aqui do sul começa a baixar é sinal de que é hora de comer pinhão. Eu gosto do sabor do pinhão e amo sua textura. Ele realmente faz bem para todos nós, mas não sabemos prepará-lo sem ser tradicionalmente cozido na água. Esta farofa de pinhão é verdadeiramente substanciosa e simples de fazer. Quase não há preparação, apenas um longo tempo de cozimento do pinhão que o recompensará com um sabor incrível entranhado na farofa com bacon. Eu gosto de preparar esta farofa de pinhão porque, além de ser simples, as pessoas adoram e se fartam comendo. E no dia seguinte ela fica ainda melhor.
Ingredientes: farofa de pinhão
150 g de pinhão (sem casca) picados em cubinhos pequenos
100 g de bacon picado em cubinhos pequenos
1 cebola roxa picada
1 dente de alho picado
1 ½ xícara de farinha de mandioca
2 colheres (sopa) de manteiga (manteiga de qualidade faz toda diferença em qualquer farofa)
Um punhado de salsinha fresca picada
1 pimenta dedo de moça (sem sementes) picada
Sal à gosto
Preparo da farofa de pinhão
Leve uma frigideira larga ao fogo médio (eu gosto de fazer farofa em frigideira de ferro fundido). Coloque o bacon picadinho e refogue na própria gordura até que ele comece a ficar dourado. Acrescente a cebola picada e refogue até que fique transparente. Em seguida adicione o alho, a pimenta dedo de moça, o pinhão picadinho e refogue rapidamente. Cuide para não queimar o alho. Coloque a manteiga e assim que começar a espumar adicione a farinha de mandioca. Regule o sal, lembrando que o bacon já é salgado. Refogue a farofa de pinhão até que ela fique delicadamente tostadinha e finalize com a salsinha fresca picada.
Você pode servir esta farofa de pinhão com um belo feijão ou se preferir clique aqui e veja um receita de farofa com banana com bacon que é uma delícia.
Boas garfadas!