Enroladinho de salsicha

Um clássico chamado Enroladinho de salsicha. Sou fã! Sou fã, sei que é traquitana, sei que salsicha é alimento ultra processado, mas enroladinho de salsicha é meu ponto fraco. Desde os aniversários de criança na infância até os dias de hoje em lojas de conveniência, padarias, lanchonetes e mercados. Quentinho e acompanhado de uma boa mostrada, é infalível, é acolhedor, é a oitava maravilha do mundo. Ouso dizer que é a maior iguaria do planeta Terra. Esta receita é inspirada na Eline Prando do Blog Mel e Pimenta.

Rendimento: 20 enroladinhos de salsicha
Tempo de preparo: 2 horas

Ingredientes: Enroladinho de salsicha

20 salsichas
600 g de farinha trigo
250 ml de leite morno
5 g fermento biológico seco
2 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
2 colheres (sopa) de óleo de milho
2 colheres (sopa) de manteiga em ponto de pomada
Manteiga para untar a forma

Para finalizar
2 gemas batidas
1/4 de xícara de gergelim

Preparo do Enroladinho de salsicha

Em um bowl coloque os ovos, o açúcar, o fermento, o óleo, a manteiga, o leite e misture bem com ajuda de um fuet.

Acrescente o sal e adicione a farinha de trigo aos poucos. Quando a textura estiver mais consistente, remova do bowl, sove ligeiramente na bancada de trabalho até obter uma massa lisa e que não grude nas mãos.

Cubra a tigela com um pano úmido ou filme plástico e deixe crescer em local fechado por uma hora ou até dobrar de volume.

Coloque a massa sobre uma tábua e divida em 18 partes iguais, molde pequenas bolinhas com as mãos e cubra com um pano úmido para a massa não ressecar. Deixe descansar por mais 30 minutos.

Pegue uma bolinha de massa massa e faça um rolinho longo, achate-a com ajuda de um rolo de massa formando uma fita de aproximadamente 18 cm X 1,5 cm.

Coloque a massa na ponta da salsicha e vá enrolando sem sobrepor a massa para que ela fique fina e proporcional. Envolva uniformemente toda salsicha.

Corte cada enroladinho de salsicha ao meio, arrume as bordas da massa e acomode as partes na assadeira untada. Deixe espaço, pois a massa vai crescer. Se preferir, pode dividir o enroladinho de salsicha em quatro partes ou até deixá-lo inteiro.

Repita o processo até usar toda a massa e as salsichas.

Pré aqueça o forno à 180°C.

Pincele cada enroladinho de salsicha com a gema e polvilhe o gergelim. Leve para assar por 20 a 30 minutos ou até que fiquem dourados.

Sirva o enroladinho de salsicha ainda quentinho e acompanhado de uma boa mostarda.

Clássico por clássico, clique aqui e conheça o incrível Patty melt.

Boas garfadas!

1 comentário Adicione o seu

  1. Diane disse:

    Achei engraçado que são 20 salsichas e a divisão da massa é em 18 partes. Onde foram parar as outras duas salsichas? hehehe
    Enroladinho de salsicha é uma delícia, mesmo! Os seus ficaram muito apetitosos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *