Ciabatta

Ciabatta é um pão fácil de fazer. Não importa se você o faz regularmente ou apenas para ocasiões especiais, o ciabatta tem sua personalidade. Depois que você fizer um desses, eu tenho certeza de que fará de novo. Esta é uma ótima receita. Apenas um conjunto simples de ingredientes, algumas etapas e horas lhe separam deste belo pão. A receita deste ciabatta é inspiração retirada de um dos primeiros livros do Jamie Oliver que também me deu ótimas ideias para focaccia.

Ingredientes: Ciabatta

500 g de farinha de trigo
500 g de semolina
600 ml de água morna
20 g de fermento seco
30 g de sal
30 g de mel
6 colheres (sopa) de azeite de oliva de qualidade
Um pouco de farinha extra para polvilhar

Preparo do Ciabatta

Dissolva o fermento e o mel em metade da água morna.

Em um bowl ou tigela coloque a farinha de trigo, a semolina e o sal. Faça um buraco no centro e despeje toda a mistura de fermento dissolvido no centro. Com a mão ou com um garfo, faça movimentos circulares, partindo do centro para para as extremidades, trazendo aos poucos os ingredientes secos para dentro até que a mistura de fermento esteja saturada. Despeje o restante da água morna no centro e incorpore gradualmente toda a farinha para fazer uma massa levemente umedecida.

Sovar o Ciabatta

Esta é a parte mais divertida. Enrole, empurre e dobre a massa várias vezes por uns 6 minutos. Isso irá desenvolver o glúten da massa, deixando-a estruturada.

Você pode fazer todas as etapas acima em uma batedeira, se preferir.

Agora passe a farinha nas duas mãos e polvilhe levemente a parte de cima da massa. Deixe-a com o formato de uma bola e à acomode em uma assadeira.

Cubra a massa com um filme plástico e deixe-a crescer até dobrar de tamanho de 40 minutos à 1 hora. Coloque a assadeira em em um lugar morno, com umidade e longe de correntes de vento. Pode ser perto do fogão ou em um lugar sem vento.

Aproveite este momento para pré aquecer o forno à 220°C.

Após a massa crescer, amasse-a expulsando todo o ar dela por 1 minuto.

Incorpore as 6 colheres de azeite de oliva na massa, amasse até fica homogênea e divida em 3 partes iguais. Usando as duas mãos, enrole cada porção dando o formato de uma salsicha de aproximadamente 25 cm. Em seguida, utilizando a base de sua mão, pressione toda a extensão da massa para alargá-la e achatá-la. Depois deste processo, a massa deve ficar com um formato aproximado de 30 cm de comprimento, 2,5 cm de altura e 10 cm de largura. Acomode a massa em uma assadeira anti aderente, salpique-a com farinha de trigo e faça uns 6 talhos em diagonal na sua superfície.

Deixe que a massa cresça por 40 minutos.

Asse os pães por por aproximadamente 25 minutos a 225°C, ou até ficarem prontos. Você pode saber quando o ciabatta está pronto dando uma batidinha em sua base – se fizer um som oco está cozido, do contrário, coloque-o rapidamente no forno para um pouco mais de tempo.

Acomode o ciabatta em uma grade e deixe-o esfriar.

Boas garfadas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *