Ravióli recheado com linguiça e berinjela ao molho sugo

Ravióli recheado com linguiça e berinjela ao molho sugo gratinado com porções generosas de queijo parmesão. Ravióli é um tipo de massa em formato de pasteizinhos, podem ser quadrados ou retangulares. Esse tipo de massa é super versátil, o recheio com a Linguiça do Bola forte dá aquela picância que é suavizada pelo molho ao sugo. O prato fica com uma bela apresentação, e se transforma em uma refeição sofisticada, com carinha de restaurante. É para impressionar e fazer bonito, hein!

Rendimento: 6 pessoas
Tempo de preparo: 3 horas

Ingredientes: Ravióli recheado com linguiça e berinjela ao molho sugo

Massa
600 g de farinha de trigo
6 ovos

Recheio
4 linguiça calabresa forte da Linguiça do Bola
1 berinjela grande
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de orégano seco
3 colheres (sopa) de alcaparras
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
Temperinho verde picado
Sal a gosto

Molho
1.4 kg de passata de tomate
3 dentes de alho cortados ao meio
Folhas de manjericão fresco a gosto
Sal a gosto
Queijo parmesão ralado para gratinar

Preparo do Ravióli recheado com linguiça e berinjela ao molho sugo

Em um bowl, coloque mais da metade da farinha e reserve o restante para sovar a massa, abrindo uma cavidade no meio da farinha. Adicione os ovos e misture com uma colher de dentro para fora. Em seguida em uma bancada sove a massa e vá acrescentando o restante da farinha até a massa ficar homogênea e lisa. Cubra a massa com filme plástico e leve para geladeira por 1 hora.

Enquanto isso prepare o recheio

Em um processador coloque a berinjela cortada em cubos, o alho, as alcaparras e o sal. Pulse o processador, mas não muito, até que fique uma mistura granulada. Não queremos uma pasta.

Com a ponta da faca, corte apenas a pele da linguiça e à descarte. Transfira a carne para uma tábua e, com uma faca, pique-a em pedaços menores – se preferir, você pode passar no processador.

Leve uma frigideira ao fogo médio, coloque p azeite e refoque a mistura da berinjela por 10 minutos mexendo de vez em quando. Reserve.

Na mesma frigideira doure a carne da linguiça. Deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com a espátula para dourar por igual e poder partir a carne em pedaços menores. Adicione a mistura da berinjela, o temperinho verde e misture bem. Reserve para esfriar.

Corte a massa em 6 pedaços, enfarinhe uma bancada e com um rolo, abra a massa num formato retangular e fina e com uma faca descarte as bordas. Existem diversas técnicas para rechear e dar forma aos raviólis, eu utilizei a forminha da foto abaixo.

IMG_0460-300x225

Prepare o molho. Coloque em uma panela o óleo de oliva, o alho e leve ao fogo até o alho ficar dourado, mexendo para não queimar. Junte a passata, tempere com sal e acrescente uma pitada de açúcar. Diminua o fogo e cozinhe o molho por cerca de uma hora, com a panela tampada. No final, coloque algumas folhas de manjericão, retire os pedaços de alho (se preferir).

Coloque água para ferver numa panela grande. Adicione os raviólis ha água fervendo por 5 minutos. Em seguida pesque os raviólis com uma escumadeira e coloque em uma travessa. Regue com o molho de tomate, coloque umas folhas de manjericão e por cima o queijo parmesão.

Leve o forno pré-aquecido à 200°C para gratinar.

Retire do forno e sirva imediatamente.

Boas garfadas!

Se você gostou deste Ravióli recheado com linguiça e berinjela ao molho sugo experimente reproduzir um belo pão de linguiça. Clique aqui e confira a receita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *