Meu pão com alho

Está aí o Meu pão com alho ou a minha versão de pão com alho. Vamos lá, o pão com alho é um dos queridinhos quando o assunto é acompanhamentos para um bom churrasco de domingo. Depois de aprender a fazer esta receita, você não vai mais comprar pão com alho industrializado. O preparo é totalmente descomplicado, fica saborosíssimo e a apresentação com cortes imperfeitos um dos pontos altos deste acompanhamento.

Ingredientes: meu pão com alho

Para a pasta de alho

  • 100 g de manteiga em ponto de pomada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 xícara de salsinha fresca picada
  • Sal a gosto

Para o pão

  • 350 g de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de fermento seco instantâneo
  • 200 ml de água

Preparo

Em uma tigela misture bem a manteiga com o alho e a salsinha. Tempere com sal e reserve.

Coloque a farinha na mesa em forma de coroa, deixando um buraco no meio. No centro despeje o sal, o açúcar, o fermento e um pouco de água. Desmanche ligeiramente a coroa, cobrindo o centro com a farinha das bordas. Deixe alguns minutos até que o fermento se ative e produza rachaduras na superfície da farinha. Aos poucos comece a acrescentar a água, sempre no centro, misturando com as mãos até obter uma massa lisa.

Sove a massa virando e amaçando com o punho para ativar o glúten e obter uma massa elástica.

Salpique um pouco de farinha em uma tigela, coloque a massa, cubra com filme plástico, deixe descansar e crescer em um lugar morno.

Levará pelo menos uma hora para dobrar de volume.

Após, sove um pouco mais para retirar o ar da massa. Corte em 5 partes iguais e deixe descansar por mais uma hora antes de abrir. Mantenha as peças cobertas com filme plástico.

Abra a massa manualmente em círculos irregulares de aproximadamente 15 cm.

Sobre uma grelha com boas brasas, distribua os pães e asse até que estejam dourados, por aproximadamente 5 minutos de cada lado.

Corte os pães e passe a pasta de alho. Com o calor, ela começa a derreter instantaneamente.

Sirva regando com um bom azeite de oliva.

Boas garfadas!

Gostou desse acompanhamento? Aproveite e acrescente ao seu churrasco um dos nossos carros chefes do blog, o Pimentão recheado assado na churrasqueira. Clique aqui e confira a receita completinha.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *