Demorei muito para chegar até a formula perfeita da lasanha de berinjela. E a perfeição define-se em uma lasanha berinjela molhadinha no limite, não aguada. Para chegar nesse patamar incluí alguns processos na preparação da receita. São eles: Desidratar um pouco a berinjela utilizando sal e papel toalha. Tostar a berinjela em uma frigideira antes de montar a lasanha. Cozinhar bem o molho e deixá-lo bem concentrado. E assar a lasanha em um frigideira de ferro fundido. São processos opcionais, mas que garantem uma lasanha suculenta no limite perfeito. Essa lasanha de berinjela é a definição perfeita de confort food e me lembrou muito o hambúrguer de berinjela que fiz embaixo da parreira de uvas da minha mãe. Quem acompanha o blog lembra desse emblemático dia. Sem mais delongas, vamos à receita.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 50 minutos
Ingredientes: lasanha de berinjela
1 berinjela grande cortada em fatias. Como assei em uma panela de ferro redonda, eu corte a berinjela em rodelas, mas pode ser cortada em fatias horizontais, como preferir, caso você venha utilizar uma assadeira.
500 g de carne de primeira moída
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 latas de tomate pelati
200 g de queijo mussarela de boa qualidade
150 g de queijo parmesão ralado na hora
1 punhado de salsinha picada
Orégano seco
Sal e pimenta do reino à gosto
Azeite de oliva
Preparo da lasanha de berinjela
Coloque as fatias de berinjela em um escorredor de legumes e polvilhe-ás com sal. Deixe escorrer por 30 minutos à 1 hora. Enxague as berinjelas na água corrente e seque-as bem com papel toalha.
Retire a carne moída da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes – ela não pode estar gelada na hora de ir para a panela. Isso ajuda a carne não soltar liquido na hora de cozinhar.
Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e acrescente a carne moída – espalhe bem no fundo da panela para dourar melhor. Deixe pegar cor, mexendo de vez em quando com a espátula para soltar os pedaços de carne (se sua panela for pequena, doure a carne em duas etapas para não soltar muita água).
Transfira a carne dourada para uma tigela e mantenha a panela em fogo médio. Regue com o azeite, junte a cebola e o o alho, tempere com uma pitada sal e refogue por cerca de 3 minutos. Volte a carne dourada para a panela, adicione a salsinha e misture bem. Em seguida acrescente as latas de tomate pelati e mexa para todos os ingredientes fiquem uniformemente distribuídos na panela. Abaixe o fogo, mexa de vez em quando e deixe cozinhar até o molho encorpar e ficar bem denso.
Leve uma frigideira antiaderente grande (ou bistequeira) ao fogo médio. Quando estiver bem quente, coloque quantas fatias couberem de cada vez e doure por cerca de 1 minuto de cada lado. Não regue com azeite para a berinjela ficar sequinha. Transfira para uma travessa e repita com o restante das fatias.
Para montar a lasanha de berinjela coloque um fio de azeite oliva no fundo da panela/refratário/assadeira, distribua uma camada fina de molho (apenas para cobrir o fundo), disponha as fatias de berinjela, uma ao lado da outra, polvilhe com o orégano seco, cubra com mais uma camada fina de molho e coloque as fatias de queijo mussarela. Repita, alternando as camadas de berinjela, molho e queijo mussarela. Cubra a última camada com molho e polvilhe com queijo parmesão ralado. Costumo fazer 3 camadas bem recheadas.
Leve lasanha de berinjela ao forno para assar por cerca de 35 minutos, ou até gratinar o queijo. Sirva a seguir e boas garfadas!!!
Finalizo fazendo um agradecimento especial para a Bruna do blog Na cozinha da Bruninha, que me deu algumas das dicas de como deixar esta lasanha de berinjela sequinha.