Tudo que você precisa saber para extrair seu café através do método Hario V60.
Um dos métodos de preparo mais queridos do mundo, o coador de origem japonesa Hario V60 é uma peça presente na maioria das casas dos apaixonados por café. Considerado o método do momento, possui características que fazem diferença sensorial por por gerar uma extração mais uniforme e portanto mais limpa.
O que é Hario V60?
Hario é o nome da empresa japonesa que começou em 1921 produzindo instrumentos de vidro à prova de calor. Depois de um bom tempo fabricando utensílios para laboratórios, nos anos 50, a empresa decidiu começar uma linha doméstica. Hoje fazem diversos equipamentos e acessórios para extração de café e também de chás.
Em relação ao café, eles desenvolvem diversos itens que ressaltam todas as características de um café especial. São métodos de preparo que vão ao encontro da terceira onda de consumo do café, que é a apreciação dessa bebida tão complexa quanto o vinho. Fruto de mais de 30 anos de estudos, em 2005 a Hario lançou o porta-filtros V60 e de 2005, e desde então já se tornou o principal produto da empresa.
Porque Hario V60?
Hario V60 é um xodó entre os baristas profissionais e entusiastas do café no mundo todo. Quando este método chegou ao Brasil, muitas pessoas o confundiram com um porta-filtro tradicional. Porém, esse item mostrou o porquê de ser muito mais especial para o café coado.
Ele pode ser encontrado em três diferentes materiais: cerâmica, vidro, cobre e plástico. Alguns detalhes o diferenciam dos coadores comuns:
- Todos possuem espirais (ou veios) na parte interna, que criam um espaço entre o filtro de papel e o porta filtro, fazendo com que o café possa “se expandir melhor”.
- Uma grande abertura na base do coador, que permite controlar a velocidade e a absorção do café durante o tempo de filtragem.
- Angulação do formato cônico do 60 graus, que direciona a água precisamente para o centro. Todas estas características em comparação aos tradicionais, como por exemplo o filtro da Mellita, faz com que a infusão do pó com a água passe de maneira constante. Ela permite que o fluxo interfira no resultado final da extração, de acordo com a velocidade com a qual a água é despejada.
Funciona mais ou menos assim:
- Fluxo constante + moagem média = corpo leve
- Fluxo constante + moagem fina = corpo médio
- Fluxo lento + moagem fina = corpo intenso
Em geral, o resultado é uma xícara limpa, com os sabores bem balanceados.
Preparo na Hario V60
Café: 32 g de café especial (Clique aqui e confira nossa seleção de cafés especiais: O Urso de Óculos)
Água: 400 ml de água
Tempo de preparo: 4 minutos
Rendimento: De 350 ml à 400 ml de café
- Coloque o filtro de papel dentro do porta-filtro Hario V60 e escalde toda a lateral com água quente. Este processo é super importante para diminuir o sabor residual do papel e para aquecer o recipiente que receberá sua próxima dose cafeínada. A água deve estar a 92ºC. Se você não tem termômetro em casa, desligue o fogo quando a água começar a ferver.
- Faça uma moagem média/fina do café em grão (a moagem lembra a textura de açúcar mascavo). Se não tiver moinho em casa, clique aqui e compre nossos cafés já na moagem específica.
- Descarte a água que você escaldou o acessório.
- Insira o café moído e acomode o pó até que fique nivelado dentro do filtro.
- Faça uma pré-infusão (jogue um pouquinho de água, cerca de 60 g) molhando por igual todo o pó. Esse processo é conhecido como desgaseificação ou “blooming”. Inicie seu cronômetro e espere de 35 a 45 segundos antes de adicionar o restante da água. Isso ajuda a liberar os aromas do seu café!
- Despeje o restante da água lentamente em movimentos lentos e circulares em intervalos de mais ou menos 10 segundos. Molhe principalmente as áreas mais escuras do pó, que estão menos saturadas com água. Espere a água baixar antes de acrescentar mais. A extração deve estar chegando ao fim quando seu cronômetro chegar em 3 minutos. O tempo é uma variável importante, então preste atenção: se a extração foi rápida demais, provavelmente seu café está com a moagem muito grossa; e se demorou muito, a moagem pode estar muito fina.