Massa com escalopes de filé ao molho de vinho

Massa com escalopes de filé ao molho de vinho é  um confortante e delicioso prato de massa feito com escalpes de filé mignon, nata e vinho tinto. Aviso aos navegantes: Nesta receita você pode utilizar a massa de sua preferência. Eu optei pelo “Curniciell Portafortuna” de uma marca italiana. O “Curniciell” é um dos símbolos da cultura popular napolitana, tem formato de pimenta e reza a lenda de que afasta a negatividade e as más influências. Esta massa possui um leve toque de pimenta. Minha inspiração para essa receita veio do restaurante Usina de Massas, localizado aqui em Porto Alegre que serve um belo Fettuccine ao Vinho. Para esta massa com escalopes de filé ao molho de vinho, não economize nos ingredientes – compre os melhores que puder, pois eu garanto que fará toda a diferença. 

Ingredientes: Massa com escalopes de filé ao molho de vinho

500 g de filé mignon limpo e cortado em pequenas tiras (escalopes)
500 g de massa (eu utilizei Curniciell Portafortuna)
150 g de ervilha
1 cebola roxa picada
200 ml de vinho tinto que você beberia
300 g de nata ou creme de leite fresco
50 ml de shoyu
1 colher (chá) de amido de milho dissolvido em água
1 ramo de alecrim fresco
1 punhado de salsinha picada finamente
1 colher (sopa) de orégano
Manteiga
2 colheres (chá) açúcar
½ colher (chá) noz-moscada ralada
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Preparo: Massa com escalopes de filé ao molho de vinho

Massa

Aqueça uma panela grande com água (em torno de 5 litros) e duas colheres de sopa de sal. Quando ferver, adicione a massa e cozinhe até que esteja al dente (verifique o tempo de cozimento na embalagem da massa)

Molho

Leve uma panela ao fogo médio, coloque uma colher (sopa) de manteiga e doure a cebola. Assim que ficar transparente adicione o vinho tinto, o shoyu e o ramo de alecrim fresco. Diminua o fogo e deixe fervendo até que o molho reduza, por aproximadamente 20 à 30 minutos, dependendo do fogo.

Tempere os escalopes de  filé mignon com sal, pimenta-do-reino moída na hora, açúcar, orégano, noz-moscada e salsinha. Em uma frigideira coloque uma colher (sopa) de manteiga e doure a carne em etapas, bem espaçados – para que os escalopes fiquem dourados (não à coloque toda carne de uma vez para não soltar muita água). Transfira para o bowl e repita com o restante dos escalopes, colocando uma colher de manteiga na panela a cada leva.

Após reduzir o molho, retire o ramo do alecrim e descarte. Acrescente a nata ou o creme de leite fresco e mexa suavemente. Adicione a solução de amido de milho e misture até que o molho fique espesso.

Adicione os escalopes de filé e os sucos que ficaram na tigela para a panela do molho. Mexa bem até que o molho envolva uniformemente a carne.

Acomode a massa em uma travessa e por cima coloque o molho. Finalize esta bela massa com escalopes de filé ao molho de vinho com as ervilhas e com um bom queijo parmesão ralado na hora.

A combinação de carne com vinho é um clássico! Confira também no nosso blog a receita do Prime rib ao molho de vinho tinto.

Boas garfadas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *