Bolo siciliano de laranja

Este bolo siciliano de laranja caiu no meu colo quando estava pesquisando sobre outra receita de origem italiana. Me chamou logo a atenção, pois ele leva uma laranja inteira no preparo. Sua textura é macia e fofa, e seu aroma intenso e cítrico. É um bolo super tradicional da Sicília, preparado durante o inverno com laranjas inteiras, incluindo a a casca. Ela é transformada em um purê e incorporada na massa dando leveza e liberando um aroma incrível por toda a casa. eu fiz esse bolo não mão, sem batedeira e com a ajuda de um fuet. Fica a seu critério o modo de preparo, apenas faça, pois vale muito a pena.

Rendimento: aproximadamente 15 fatias
Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes: Bolo siciliano de laranja

1 laranja inteira
250 g de farinha de trigo
250 g de açúcar
110 g de manteiga em temperatura ambiente
3 ovos
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
Açúcar de confeiteiro para finalizar
Manteiga para untar a forma

Preparo do Bolo siciliano de laranja

Inicie preaquecendo o forno a 180º C.

Unte com manteiga uma fôrma retangular (A que eu utilizei tem 27 cm X 11 cm). Polvilhe com farinha de trigo, sacuda bem para espalhar uniformemente por toda a forma e bata com cuidado sobre a pia para retirar o excesso.

Em um bowl ou tigela, passe pela peneira a farinha, o fermento e o sal. Misture e reserve.

Em outra tigela (ou no bowl da batedeira), misture a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar até obter um creme uniforme. Adicione ovos e mexa bem até a mistura ficar homogênea. Em seguida é hora de incorporar os secos aos poucos, mexendo sempre.

Lave a laranja, corte em em gomos e retire as sementes. Coloque os gomos em um liquidificador ou processador e bata até que fique com a consistência de um purê.

Adicione o purê de laranja na massa mexendo delicadamente para apenas para incorporar.

Transfira a massa para a fôrma e leve ao forno para assar por cerca de 40 até 45 minutos. Para saber se o bolo está pronto, espete um palito na massa: se sair limpo, pode tirar do forno; caso contrário, deixe por mais alguns minutos, até que assar completamente. Deixe esfriar por 20 minutos antes de desenformar.

Finalize peneirando um pouco de açúcar de confeiteiro sobre o Bolo siciliano de laranja.

Boas garfadas!

Gostou desta receita? Confira também este originalíssimo bolo de baunilha feito com a fava. Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *