Batatas fritas na chapa

Essas batatas fritas na chapa provavelmente ganharão o seu coração ou o seu estômago. Depois que eu conheci esse processo de cozimento, deixei de lado as tradicionais batatas fritas submergidas em óleo vegetal. Eu gosto de deixá-las al dente (um tanto quanto cruas por dentro), com uma casquinha crocante por fora e com alguns queimadinhos que acentuam importantemente o sabor. Eu indico não fazer para mais do que quatro pessoas, pois o processo de cozimento é um pouco mais demorado em relação as fritas e você vai precisar de uma panela ferro ou chapa bem brande. Um dica bacana para o preparo destas batatas fritas na chapa é utilizar aqueles discos de arado na churrasqueira. Você não vai sujar praticamente nada, sua casa não vai ficar cheirando a gordura e vai garantir uma comida plenamente confortante. Devo contar que meu pai gostava muito deste prato e foi uma grande satisfação encontrá-lo no livro Terra de Fogos do mestre Francis Mallmann. Não sei ao certo porque, mas depois que meu pai veio a falecer, raras foram as vezes que minha mãe fritou batatas.

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes: Batatas fritas na chapa

4 batatas médias
4 colheres (sopa) azeite de oliva

Preparo: Batatas fritas na chapa

Lavem bem as batatas e corte-as em bastões do comprimento da batata e com aproximadamente 6 mm de largura. Não retire a casca.

Leve uma panela de ferro ou uma chapa grande ao fogo médio e unte com duas colheres de azeite de oliva. Coloque toda batata de uma só vez, e quando começar a chiar, acrescente mais uma colher de azeite de oliva. Com ajuda de uma espátula larga, vá virando as batatas com cuidado até ficarem completamente douradas. O tempo de cozimento é de aproximadamente 20 minutos, e será usada mais uma colher de azeite de oliva durante o processo.

Sirva sobre um papel toalha para reter o excesso de gordura. Finalize com sal fino e sirva imediatamente.

Aproveite estas batatas fritas na chapa e faça em seguida uma tradicional milanesa argentina. Clique aqui e confira a receita completinha.

Boas garfadas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *