Risoto de pinhão 

Risoto de pinhão  é a pedida confortante para os dias frios, nublados e chuvosos. A temperatura aqui da região sul caiu novamente e antes que o inverno se despeça, decidi fugir do tradicional pinhão cozido e aventurarei-me no preparo de um saboroso risoto.  Finalizei o prato com batata palha doce que acabou contrastando super bem com o sabor do pinhão e a textura final do prato..

Ingredientes:
250g de pinhões cozidos, descascados e cortados horizontalmente
2 xícaras de arroz arbóreo
170ml de vinho branco
2 colheres (sopa) manteiga
1 cebola roxa picada
1 talo alho poró
1 caldo de carne diluído em 1 litro de água fervente
150g de parmesão ralado
Batata doce palha
Sal a gosto

Preparo:
Coloque uma colher (sopa) de manteiga em uma panela e leve ao fogo baixo. Assim que derreter, junte a cebola, o alho poró e refogue até que murchem. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e misture bem até evaporar. Quando o vinho secar, adicione o caldo ao risoto aos poucos, mexendo sem parar. Quando secar, adicione mais caldo e repita a operação por, aproximadamente, 15 minutos sempre em fogo alto.

O risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Se ainda estiver muito cru, continue cozinhando. Se necessário, junte mais de caldo e mexa bem. Importante: Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto seco.

Assim que o risoto estiver no ponto, verifique o sal, adicione os pinhões já cozidos e o parmesão. Misture bem e desligue o fogo. Acrescente uma colher da manteiga e misture delicadamente.

Sirva a seguir decorando com batata doce palha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *