Risoto de ervilha

Com este risoto de ervilha eu tenho a pretensão de desmistificar pessoas que acham a ervilha um ingrediente sem graça. Para mim é um vegetal extremamente saboroso e pouco aproveitado. Ela funciona super bem com as folhas de hortelã desta receita que possui um toque refrescante fantástico. Neste risoto temos que ter um cuidado especial com o sal, pois o queijo pecorino e o e bacon já são bastante salgados.

Ingredientes

Para o caldo
1 talo de alho poró
1 talo de salsão
1 cebola roxa
1 cenoura grande
1 ou dentes de alho
Bouquet garni (2 galhos de tomilho, 5 folhas de manjericão, 5 galhos de salsinha, 5 folhas de sálvia, 1 folha de louro e 4 talos de cebolinha).
5 l de água

Para o purê de ervilha
300 gramas de ervilha
Sal a gosto

Para o risoto
400 g de arroz arbóreo
150 g de queijo pecorino ralado
1 punhado de folhas de hortelã
150 g de bacon em cubinhos
Caldo de legumes
150 ml de vinho branco seco
1/2 cebola picada
2 colheres de sopa de manteiga
60 gramas de parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

Do caldo
Retire a ponta da raiz do alho poró e a parte mais verde e corte em quatro partes. Faça o mesmo com o salsão, não vamos utilizar as folhas para o sabor não ficar muito presente. Descasque o alho e a cebola, cortando a cebola em quatro partes. Lave bem a cenoura e corte também em quatro partes, não é necessário retirar a casca, que contém vitaminas. Coloque tudo numa panela caldeirão grande com a água, adicione o bouquet garni e deixe cozinhar, em fogo baixo por 1 hora e 30 minutos, não é para ferver, somente cozinhar lentamente. Fogo baixo, apenas o suficiente para borbulhas na lateral da panela.

Do purê de ervilhas
Modo de preparo: cozinhe a ervilha na água e com uma pitada de sal até ficar al dente. Depois, dê um banho de água gelo nela para interromper o cozimento. Reserve algumas ervilhas (100 g) para colocar no risoto e o restante bata no liquidificador com um pouco de água para facilitar a formação do purê. Quanto a quantidade de água, somente o suficiente para o liquidificador triturar com tranquilidade a ervilha. Se preferir você pode utilizar um pouco do caldo de legumes ao invés de água. Vai dar mais sabor.

Do risoto
Doure os cubos de bacon e assim que ficarem com aspecto crocante reserve-os em um prato com papel toalha para absorver o excesso de gordura. Na mesma panela coloque uma colher de manteiga e refogue a cebola. Adicione o arroz, refogue por mais dois minutos, entre com o vinho branco e reduza. Acrescente uma concha de caldo de frango e reduza até secar, sem parar de mexer. Vá colocando concha por concha até chegar ao ponto desejado. Acrescente o queijo pecorino e o parmesão e deixe derreter. Adicione o purê de ervilhas, as ervilhas inteiras e metade das folhas de hortelã. Finalize com uma colher de manteiga. Verifique o sal. Coloque o risoto em um prato, entre com o bacon em cubos e decore com o restante das folhas de hortelã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *