Pães achatados assados na grelha

Esses pães achatados assados na grelha são a verdeira sensação do churrasco.  Servem como aperitivo regados com um bom com azeite de oliva ou então guarnecidos por uma linguiça parrillera. E o grande charme é que ficam marcados pelas barras da grelha.

Ingredientes
350g de farinha de trigo
2 colheres (chá) rasas de sal
1 colher (chá) rasa de açúcar
2 colheres (chá) de fermento fresco ou 1 colher (chá) fermento seco instantâneo
200ml de água
Folhas de sálvia fresca
Raminhos de alecrim fresco

Preparo
Coloque a farinha na mesa em forma de coroa, deixando um buraco no meio. No centro despeje o sal, o açúcar, o fermento e um pouco de água. Desmanche ligeiramente a coroa, cobrindo o centro com a farinha das bordas. Deixe alguns minutos até que o fermento se ative e produza rachaduras na superfície da farinha. Aos poucos comece a acrescentar a água, sempre no centro, misturando com as mãos até obter uma massa lisa.

Sove a massa virando e amaçando-a com o punho para ativar o glúten e obter uma massa elástica.

Salpique um pouco de farinha em uma tigela, coloque a massa, cubra com filme plástico, deixe descansar e crescer em um lugar morno.

Levará pelo menos uma hora para dobrar de volume.

Após, sove um pouco mais para retirar o ar da massa. Corte em seis partes iguais e deixe descansar por mais uma hora antes de abrir. Mantenha as peças cobertas com filme plástico.

Abra a massa manualmente em círculos irregulares de aproximadamente 20cm. Se preferir utilize um rolo. Coloque os raminhos de alecrim e as folhas de sálvia de um lado da massa pressionando levemente.

Sobre uma grela com boas brasas, distribua os pães e asse até que estejam dourados, por aproximadamente 5 minutos de cada lado.

Sirva regando com um bom azeite de oliva.

2 comentários Adicione o seu

  1. ricardo disse:

    Muito interessante seu site, gostei bastante.Vou acompanhar toda semana 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *