Coxas de frango com cuscuz marroquino

A receita dessas coxas de frango com cuscuz marroquino é fruto daquelas “sobras da geladeira” que a gente sempre acaba fazendo a mesma coisa. E que tal reinventar, sair da caixa e preparar essa bela opção para aquela refeição do dia a dia? Apenas 30 minutos separam você deste prato sabor de comida de verdade.

Ingredientes
5 coxas de frango (cerca de 500 g)
1 xícara (chá) de cuscuz marroquino
3 tomates
1 xícara de ervilha
1 cebola roxa
2 dentes de alho
2 xícaras (chá) de água
1 ½ colher (chá) de páprica doce
1 punhado de salsinha picada
1 pimenta dedo de moça picada finamente sem as sementes
Sumo de ½ limão siciliano
Azeite a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Preparo
Tempere as coxas de frango com sal e pimenta a gosto e deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes – o frango não pode estar gelado na hora de ir para a panela.

Lave e seque os tomates. Corte os tomates ao meio, descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos. Descasque e pique fino a cebola e o alho.

Leve uma frigideira grande (ou panela) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, acrescente as coxas de frango e deixe dourar por cerca de 12 minutos, mexendo de vez em quando. Enquanto isso, numa chaleira, leve um pouco mais de 2 xícaras (chá) de água ao fogo alto para ferver.

Afaste as coxas de de frango para a lateral da frigideira, regue com 1 colher (sopa) de azeite e acrescente a cebola. Tempere com 1 pitada de sal e refogue até murchar. Junte o tomate e refogue por mais 2 minutos.
Adicione o alho, tempere com a páprica, a pimenta e misture bem esse refogado com o frango. Deixe cozinhando até o molho criar corpo, aproximadamente 10 minutos.

Acrescente as ervilhas, o cuscuz marroquino, mexa e tempere com ½ colher (chá) de sal. Meça 2 xícaras (chá) da água fervente, regue sobre o cuscuz e misture delicadamente. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe o cuscuz hidratar por 5 minutos.
Solte o cuscuz marroquino com um garfo e regue com o sumo de limão. Sirva a seguir com folhas de salsinha a gosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *