Bolo de coco

Perfume de bolo de coco lembra casa de mãe, casa da vó, nos remete a infância, ao aconchego, ao conforto. Receber pessoas queridas para um chá com um bolo fresquinho preparado por você mesmo é um ato de nobre carinho e amor. Existem várias receitas de bolo de coco. Minha filosofia é: o bolo tem que ser simples, fofo e aromático. Arrume a mesa com elegância, utilize flores do seu jardim, canecas, guardanapos de linho e prepare um bom chá de frutas com canela. Pronto, cenário armado! Aroma de “volte sempre” na medida certa.  Este bolo de coco levou ingredientes da QualiCoco. Quer obter ótimos resultados em sua cozinha? Utilize sempre produtos de qualidade.

Ingredientes: Bolo de coco

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de farinha de coco
2 colheres de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
200 g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar de coco (Se você não tiver, pode utilizar o normal. O açúcar de coco garante uma coloração dourada ao bolo e o sabor é mais tênue que o tradicional).
4 ovos
1 xícara de leite de coco
80 g de chips coco
Manteiga para untar e farinha de trigo ou de coco para polvilhar

Preparo do Bolo de coco

Inicie preaquecendo o forno a 180ºC.

Unte com manteiga uma fôrma para bolo com um furo no meio (A que eu utilizo é a número 20). Polvilhe com farinha de trigo ou de coco, sacuda bem para espalhar uniformemente por toda a forma e bata com cuidado sobre a pia para retirar o excesso.

Em um bowl ou tigela, passe pela peneira a farinha de trigo, a farinha de coco, o sal e o fermento.

Na batedeira, bata a manteiga até formar um creme fofo. Adicione o açúcar e bata apenas até misturar. É muito importante que a manteiga esteja em temperatura ambiente para que o creme fique homogêneo.

Quebre um ovo de cada vez em um recipiente e junte ao creme da batedeira, batendo bem entre cada adição. Diminua a velocidade da batedeira e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite de coco. A cada adição, bata apenas para misturar.

Desligue a batedeira, adicione os chips de coco e misture delicadamente com com a ajuda de uma espátula. Transfira para a fôrma untada e enfarinhada. Nivele a massa girando a fôrma rapidamente de um lado para o outro.

Leve o bolo de coco ao forno para assar por cerca de 45 à 50 minutos. Para saber se está assado, espete um palito na massa: se sair limpo é sinal de que o bolo está pronto (eu sempre utilizo esta técnica).

Retire do forno e deixe o bolo de coco esfriar por 15 minutos em temperatura ambiente antes de desenformar. Não queremos que ele quebre.

Se você gostou deste bolo de coco, tenho certeza que vai adorar o bolo de limão. Clique aqui e confira a receita completa.

Boas garfadas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *