Entrevero de pinhão

O inverno está aí e com ele a safra do pinhão. Entrevero de pinhão é um prato típico dos estados aqui da região sul do Brasil, principalmente das partes serranas do estado de Santa Catarina. A receita original era servida em discos de arado, que ficavam sobre o fogão a lenha para manter a temperatura. O pinhão servia para dar o toque especial a este prato que leva restos de carnes, como: carne de gado, frango, carne suína, coraçãozinho de frango, além de legumes e temperos. Por conter muitos ingredientes, foi denominado do sinônimo de mistura, confusão, desordem e daí surgiu o nome entrevero. E este é o grande barato da receita, aproveitar e combinar o que você tem na geladeira. Tive o prazer de dividir a cozinha virtualmente com a querida Camila Sobocinski do Eu Preparo e preparar a quatro mãos este Entrevero de pinhão em uma Live que você encontra no IGTV.

Rendimento: 4 pessoas
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes: Entrevero de pinhão

400 g de entrecot limpo em cubos
400 g de paleta suína cortada em cubos
100 g de bacon em cubos pequenos
100 g de linguicinha cortada em rodelinhas
300 grama(s) de pinhão cozido cortado ao meio
3 colheres (sopa) de pimentão vermelho em cubos pequenos
3 colheres (sopa) pimentão amarelo em cubos pequenos
3 colheres (sopa) de pimentão verde em cubos pequenos
2 tomates picados
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de shoyu
1 colher (chá) de molho inglês
Ervas: Alecrim, tomilho e orégano fresco para temperar as carnes
Salsinha e cebolinha para finalizar
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
Azeite de oliva

Preparo do Entrevero de pinhão

Em um bowl tempere as carnes com sal, pimenta do reino e as ervas.

No centro de uma frigideira de ferro grande ou disco de arado (se for fazer na churrasqueira), regue com um fio de azeite e doure o bacon e a linguicinha. Reserve nas laterais da frigideira.

Acrescente os pimentões e deixe cozinhar bem. Encoste nas laterais da frigideira e em seguida acrescente a cebola. Refogue por alguns minutos e depois leve para as laterais da panela. Acrescente o alho, frite e reserve também nas laterais.

Em seguida, adicione os cubos das carnes um ao lado do outro e deixe dourar sem mexer por cerca de 2 minutos. Vire os pedaços para dourar as carnes de todos os lados. Misture todos os ingredientes reservados nas laterias, adicione o shoyu e o molho inglês. Acrescente o tomate e os pinhões. Mexa bem e cozinhe até que os tomates fiquem macios.

Finalize com a salsinha e cebolinha e sirva o Entrevero de pinhão a seguir acompanhado de arroz branco. Eu preparei um cuscuz como acompanhamento.

Se você gostou desta receita que leva pinhão, vai gostar de uma bela Farofa de pinhão. Clique aqui e confira a receita completa.

Boas garfadas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *