Crème brûlée

Crème brûlée é uma de minhas sobremesas preferidas. E para você que está pensando em fazê-la, já vou adiantando: Crème brûlée que se preze é feito com fava de baunilha, não com extrato. “Ah Felipe, mas eu vi a Rita Lobo fazendo com extrato de baunilha!” Veja bem cara pálida, eu não disse que você não pode fazer, eu disse que você não deve fazer sem a fava. Crème brûlée é uma receita clássica. É praticamente uma entidade. Trocar a fava de baunilha por extrato é enfiar a faca no coração da receita… e no sabor é claro! Depois dessa explicação acho que não preciso escrever mais nada. Vamos a receita.

Rendimento: 6 ramequins
Tempo de preparo: 1 h e 30 min

Ingredientes: Crème brûlée

490 ml de creme de leite fresco
85 g de açúcar
1 pitada de sal
1 vagem de baunilha
5 gemas
Açúcar cristal ou demerara para finalizar
Açúcar de confeiteiro para finalizar

Preparo do Crème brûlée

Preaqueça o forno a 150°C e ferva uma chaleira de água.

Em uma panela pequena coloque 56 g de açúcar, a pitada de sal. Leve ao fogo e ferva suavemente em fogo médio, mexendo delicadamente com uma colher de pau. Retire do fogo. Abra a vagem de baunilha, raspe as sementes e adicione a vagem e as raspas à panela.

Leve de volta ao fogo e espere ferver. Assim que ferver, desligue o fogo, reserve e deixe esfriar.

Em um bowl coloque as gemas, o açúcar restante e bata com ajuda de um fouet até obter um creme claro. Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Com uma colher, retire toda a espuma que se formar na superfície.

Coloque a mistura do creme nos ovos e mexa até ficar homogêneo.

Coe e distribua o creme nos ramequins, enchendo-os até 3/4 da altura.

Arrume o ramequins em uma assadeira retangular. Leve a assadeira ao forno e, antes de fechar a porta, coloque água fervendo na assadeira, com cuidado, para assar em banho-maria. Deixe assar até ficarem sólidos, em torno de 40 minutos minutos.

Retire a assadeira do forno e os ramequins do banho-maria. Seque o fundo, deixe-os esfriar e leve à geladeira por no mínimo o horas. Melhor de um dia para o outro.

No momento de servir o Crème brûlée, coloque uma camada fina de açúcar cristal ou demerara (1,5 mm) sobre toda a superfície. Use um maçarico de propano para derreter e caramelizar o açúcar. Polvilhe levemente a superfície com açúcar de confeiteiro e servia em seguida.

Gostou deste Crème brûlée? Então clique aqui, tenho certeza que você vai adorar este Crepe de doce de leite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *