Risoni calabrese 

Antes de detalhar esta receita de risoni calabrese, um pouco de história. O Risoni é fruto da inspiração de italianos. Nascido para enfrentar a falta de arroz nas antigas famílias na Itália, se tornou uma ótima alternativa na cozinha. Nas receitas pode ser preparado tanto como arroz quanto como massa. Super versátil. Criei este prato utilizando um método de preparação muito parecido com o do risoto, apostando no sabor da linguiça calabresa da  Linguiça do Bola com um leve toque de pimenta.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 40 minutos

Ingredientes:Risoni calabrese 

1 xícara de risoni
500 g de linguiça calabresa média da Linguiça do Bola
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 latas de tomate pelati
1/2 colher (sopa) de orégano
150 ml de vinho branco
1 litro de caldo de legumes
150 g de ervilha
75 g de parmesão ralado
Azeite de oliva
Sal a gosto

Preparo do Risoni calabrese 

Retire a linguiça calabresa da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes – ela não pode estar gelada na hora de dourar.

Com a ponta da faca, corte apenas a pele da linguiça e à descarte. Transfira a carne para uma tábua e, com uma faca, pique-a em pedaços menores – se preferir, descarte os pedaços maiores de gordura.

Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure a carne da linguiça em etapas – se colocar tudo ao mesmo tempo ela cozinha no vapor em vez de dourar. Deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com a espátula para dourar por igual e poder partir a carne em pedaços menores. Transfira para uma tigela e doure o restante da carne, regando a panela com azeite a cada leva.

Mantenha a panela em fogo médio, regue com mais 1 colher (sopa) de azeite e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar. Acrescente o alho e refogue por mais 1 minutos raspando bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos.

Volte a linguiça para a panela, coloque a salsinha, o orégano e mexa bem. Regue com o vinho e misture bem. Deixe cozinhar até reduzir e evaporar o álcool. Adicione o tomate pelati e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto – cuidado, pois a linguiça já é salgada e ainda vamos colocar queijo parmesão- e deixe cozinhar até ferver.

Adicione o risoni e mexa por 1 minuto – envolva bem os grãos ao molho. Acrescente 5 conchas do caldo fervente e cozinhe o risoni mexendo de vez em quando. Quando secar, adicione mais caldo e repita a operação por, aproximadamente, 15 minutos sempre em fogo alto. No processo todo será colocado em torno de 15 conchas do caldo.

Importante:
O Risoni calabrese  deve ficar cremoso, mas os grãos de massa devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Se ainda estiver muito cru, continue cozinhando. Se necessário, junte mais de caldo e mexa bem.

Por fim, incorpore o parmesão ralado, as ervilhas e misture delicadamente.

Se você gostou deste Risoni Calabrese experimente reproduzir um belo pão de linguiça. Clique aqui e confira a receita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *