Big Mac

A ideia de reproduzir um Big Mac em casa surgiu quando vi um pão muito parecido com o original na Barbarella Bakery. Imediatamente procurei a receita do molho especial na internet e à encontrei no blog Ana Maria Brogui. Os demais ingredientes surgem automaticamente na cabeça ao relembrar um dos jingles mais memoráveis da história das propagandas: Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles num pão com gergelim. Há claramente um ponto positivo e um negativo, na minha opinião, ao preparar um Big Mac em casa: O ponto positivo é que sem dúvidas é muito mais saudável que o da lanchonete. O ponto negativo é que, por mais que você se empenhe, ele nunca ficará igual ao da lanchonete. Mas a melhor e mais divertida parte disso tudo é ter no currículo a preparação de um Big Mac na minha cozinha.

Ingredientes: Big Mac

Para o molho especial
3 colheres (sopa) de maionese
1 colher (chá) de mostarda
3 colheres (sopa) de relish de pepino agridoce picado
1 colher (sopa) de páprica doce
1 colher (chá) de cebola em pó
1 colher (chá) de alho em pó
1 colher (sopa) rasa de vinagre de vinho branco

Para o hambúrguer
1 pão com gergelim
280 g de carne moída (eu utilizei acém)
2 folhas de alface americana cortadas em tiras
1 colher de sopa de cebola picada
2 fatias de queijo cheddar
1 picles em conserva cortado em rodelas
Sal fino a gosto
Azeite

Preparo do Big Mac

Coloque todos os ingredientes do molho especial em um bowl ou tigela e mexa até ficar homogêneo. Reserve.

Em um tigela pequena coloque a cebola de molho com um pouco de água com gelo. Este processo vai ajudar a suavizar a acidez da cebola. Após 10 minutos escorra e reserve.

Você pode moldar o hambúrguer com um moldador, aro de fritar ovo ou então utilizar as mãos. Monte duas bolinhas de carne com 140 g cada e molde os hambúrgueres com um dedo de espessura. Aperte o centro do hambúrguer com uma colher para seu hambúrguer não inchar quando for ao fogo.

Corte o pão em duas partes. Teremos 3 partes de aproximadamente 1 cm cada.

Tempere com sal nos dois lados somente no momento de assá-los, assim preservando o suco da carne.

Leve uma frigideira anti-aderente ou uma bistequeira ao fogo alto. Esquente bem, regue com um fio de azeite e coloque os dois hambúrgueres para cozinhar. Para um hambúrguer mal passado deixe assando por 2 a 3 minutos de cada lado, para ao ponto de 3 a 4 minutos de cada lado e bem passado 4 a 5 minutos de cada lado. Tudo depende da potência da sua chama e da espessura da panela. Eu deixei o meu bem passado, assim como é originalmente o Big Mac na lanchonete.

Montagem do Big Mac

Na fatia de baixo do pão, coloque uma camada de molho especial, em seguida acomode a alface, adicione uma fatia do queijo cheddar, depois o hambúrguer, por cima dele a cebola. Coloque a segunda fatia do pão, mais uma camada de molho especial, mais uma de alface, as fatias de picles, a outra fatia de queijo cheddar, o segundo hambúrguer, o restante da cebola e por fim a parte de superior do pão cheia de gergelim.

Big Mac que é Big Mac vem acompanhado de fritas. Mas como raramente faço fritura em casa, optei pelas batatas rústicas assadas no forno.

Eu sinceramente gostei do resultado, tanto visualmente quanto de sabor. E é claro, como falei acima, jamais vai ficar igual ao Big Mac tradicional da lanchonete, mas é extremamente válido e saudável  prepará-lo no conforto de sua casa.

Boas garfadas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *