Arroz negro com polvo

Arroz negro com polvo é uma receita que faz parte do #meurangododianaestrada onde busco ingredientes locais, visual e clima perfeitos para criar uma culinária única. Poderia ter montado esta ela no formato de um risoto, mas preferi cozinhar valorizando separadamente tanto o polvo quanto o arroz negro. Deu super certo! Você vai perceber que o cada ingrediente preservou o seu sabor e que se fundem perfeitamente na primeira garfada.

Ingredientes
250g de arroz negro
800g de tentáculos de polvo
3 dentes de alho picados
1 colher (sopa) gengibre ralado
20 tomates cereja cortados na metade
300g de cogumelos diversos picados grosseiramente
Punhado de salsinha picada
Duas folhas de louro
Dois ramos de tomilho
200ml de espumante
Sal
Pimenta preta
Azeite de oliva

Preparo
Em uma panela coloque 5 litros de água, o louro, os ramos de tomilho, e leve ao fogo até ferver. Baixe o fogo, coloque os tentáculos de polvo já limpos e cozinhe por aproximadamente 1 hora. Desligue o fogo, tampe a panela, e a mantenha por 15 minutos tampada. Retire e escorra bem. Deixe esfriar e pique em pedaços de aproximadamente 1,5cm.

Dica:
Escolha o polvo mais fresco possível.
Quanto mais claro, mais fresco é polvo.
Limpe bem para garantir que toda a areia saiu dos tentáculos.

Como o grão de arroz negro é bastante resistente ao cozimento, é preciso deixá-lo de molho na água por, pelo menos, duas horas antes do preparo.

Reserve a água preta, e a utilize para regar o arroz e a mantenha aquecida.

Em uma panela, coloque um fio de azeite e refogue o arroz por alguns minutos, selando-o levemente. Em seguida adicione a espumante.

Acrescente duas conchas da água (o suficiente para cobrir o arroz) e tampe a panela. Repita este procedimento até que o arroz esteja bem al dente e desligue o fogo e reserve.

Em outra panela, coloque um fio de azeite, doure o alho, o gengibre, refogue os cogumelos e os tomates. Não cozinhe muito, deixe-os al dente. Em seguida adicione o polvo, a salsinha e o sele rapidamente. Por fim, acrescente o arroz e a ervilha. Misture incorporando e aquecendo todos os ingredientes uniformemente.

2 comentários Adicione o seu

  1. Seu site é muito bom. Informação de qualidade. Parabéns. Estarei acompanhando novos conteúdos. Abraço e sucesso!

    1. Obrigado Alexandre. Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *