Vazio ao molho de cerveja Guiness

Vazio ao molho de cerveja Guiness = Onde os fracos não tem vez. Imagine uma carne extremamente macia com um leve sabor de cerveja. Este prato precisa de boas horas de cozimento, mas é um sucesso sem precedentes quando pronto. É graças a essa cocção lenta – cerca de três horas – que os sabores se intensificam, o molho fica espesso e a carne se desmancha.   

Ingredientes:
1kg de vazio
440ml de cerveja (Guiness) ou de outra marca do tipo “Stout”
2 cebolas roxas: Uma cortada em gomos e a outra picada
2 tomates cortado em 4 partes
3 dentes de alho: Dois inteiros e um picado
200g de champignon fatiado
3 colheres (sopa) de molho barbecue
1 caldo de carne diluído em uma xícara de água
1 colher (sopa) manteiga
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) de ketchup
1 colher (sopa) de orégano
1 colher (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de shoyo
1 punhado de salsinha picada
2 colheres (chá) de amido de milho
Sal e pimenta a gosto

Preparo:
Leve uma panela de pressão ao fogo médio e regue com o azeite. Quando começar a soltar fumaça, coloque a peça de carne para dourar de todos os lados. Adicione a cebola cortada em gomos, os tomates, os dentes de alho inteiros, o molho barbecue, o caldo de carne, o orégano e a salsinha. Feche a panela, quando a mesma começar a chiar cozinhe por 20 minutos em fogo alto, baixe o fogo e cozinhe por mais 20 minutos. Total 40 minutos. Desligue o fogo e deixe a pressão sair completamente. Abra a panela e retire a carne. Com a ajuda de uma peneira coe o caldo restante e reserve.

Em uma frigideira grande coloque a manteiga e doure a cebola picada e o olho picado, coloque a carne e o caldo reservado. Assim que começar a ferver adicione o champignon, a mostarda, o ketchup, o mel, o shoyo e por ultimo a cerveja. Com a ajuda de uma colher mexa o suficiente para que todos os ingredientes se misturem. Cozinhe por 3 horas virando a carne após uma hora e meia para que o molho incorpore por completo. Por fim, adicione o amido de milho e misture até que o molho fique espesso.

Sirva com o acompanhamento de sua preferência. Eu optei pelo tradicional purê de batatas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *