Strogonoff de frango

Ao longo dos anos eu vi strogonoff de frango ser preparado de diversas maneiras e devo dizer que esta receita é a minha favorita. O strogonoff de frango pode ser feito rapiadamente e ir à mesa em poucos minutos – nem por isso deixará de ser tão saboroso quanto outro que levou mais tempo para ficar pronto.  Esse strogonoff de frango é uma dessas receitas que qualquer um é capaz de fazer. Clássico dos clássicos! Ao mesmo tempo que é surpreendente a quantidade de chefs que eu conheço que nunca fez, seja ela levando frango ou carne. E vamos lá, quase todo mundo que eu conheço adora strogonoff de frango, por isso resolvi colocar esta belezura no blog, que é um pouco mais elaborada. É uma versão do meu Strogonoff tradicional. Antecipo que esta receita é tão boa quanto a que leva carne. Experimente!

Ingredientes: Strogonoff de frango

1 peito de frango (800 g) sem pele e sem osso cortado em cubos de 2 cm
300 g de cogumelo paris em fatias largas
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 colheres (sopa) de ketchup
3 colheres (sopa) de molho inglês
½ xícara de conhaque
½ xícara de creme de leite fresco
2 colheres (chá) páprica doce
1 colher (sopa) manteiga sem sal
Azeite
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Preparo do Strogonoff de frango

Coloque os cubos de frango em um bowl e mantenha em temperatura ambiente enquanto você prepara os demais ingredientes – Caso o frango esteja gelado na hora de ir para a frigideira, ele vai soltar água e cozinhar ao invés de dourar.

Leve ao fogo médio uma frigideira grande. Eu gosto de fazer Strogonoff de frango em panela de ferro. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite doure os cubos de frango em etapas, bem espaçados – para que fiquem dourados (não à coloque toda de uma vez para não soltar muita água). Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e vire-os para dourar os cubos por igual. Transfira para o bowl e repita com o restante, regando a panela com azeite e temperando a cada leva.

Abaixe o fogo da panela, coloque uma colher de manteiga e raspe todos os restinhos/queimadinhos que são essenciais para dar sabor ao nosso strogonoff de frango. Adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar, por 3 minutos. Junte o alho e mexa por 1 minuto até incorporar com a cebola. Acrescente os cogumelos fatiados e espere alguns minutos até que murchem e fiquem ligeiramente dourados.

Volte o frango dourado e os sucos que ficaram na tigela para a panela, espere um minuto e flambe com um bom conhaque. Cuidado redobrado na hora de flambar. Espere o álcool evaporar – ou seja, o fogo da superfície se apagar.

Junte o extrato de tomate, a páprica, o ketchupp e o molho inglês e mexa por mais dois minutos. Hora de adicionar o creme de leite fresco, esperar reduzir e engrossar, mexendo de tempos em tempos. Corrija o sal e coloque pimenta-do-reino à gosto.

Finalize o strogonoff de frango com folhas frescas de sálvia e sirva acompanhado de um arroz branquinho e batata palha. Boas garfadas!

Um pouco de cultura envolvendo esta receita de strogonoff de frango

Após pesquisar sobre, descobri que o Strogonoff ou Estrogonofe é originário da Rússia e que provavelmente tenha sido criado por algum chef francês. Naquela época levava apenas carne passada levemente na farinha, mostarda dijon, caldo de carne e um pouco de sour cream (creme azedo). A inclusão do arroz para acompanhar o prato e cogumelos na receita teria vindo com a chegada dela na China. E após isso temos variações com tomates, cebola, ketchupp e por aí vai. Esta receita de strogonoff de frango é inspiração da de carne que retirei do livro “All Fire” do André Lima de Luca, grande referência na minha cozinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *