Salmão grelhado

Esta é a minha maneira favorita de preparar salmão: Salmão grelhado na churrasqueira. A combinação entre os temperos escolhidos e o defumado do fogo da churrasqueira faz que que este salmão beire a perfeição. Aqui a doçura do hortelã e do alecrim, o cítrico limão siciliano invadem o salmão grelhado com pungência, resultando num penetrante, suculento e suave grelhado. Sim,  acredite, acertar o ponto do salmão grelhado não é tão difícil quanto parece. Além disso é uma ótima opção para um churrasco de verão. Alguma coisa na combinação picante do limão siciliano aliado ao aroma do hortelã, faz com que esta receita seja extremamente refrescante e convidativa. Vai dizer que esta mistura de tons coral não é convidativa? Não só as cores, mas os sabores são muito convidativos. É o legitimo paraíso! Confesso para vocês que este salmão grelhado, sem dúvida nenhuma, será repetido para sempre na minha cozinha.  

Ingredientes: Salmão grelhado

1,5 kg de filé de salmão fresco com a pele
Ramos de alecrim fresco
Folhas de hortelã fresco
Suco de 1 limão siciliano
Rodelas de 2 limões sicilianos
Raspas de meio limão siciliano
Manteiga de coco
Sal fino
Pimenta do reino

Preparo do salmão grelhado

Salmão-grelhado-240x300

Cerifique-se de que não há espinhas no peixe. Caso você encontre alguma, poderá retirá-la com auxilio de uma pinça.

Pincele os dois lados do salmão com a manteiga de coco.

Com uma faca afiada, faça cortes transversais do tamanho de postas no salmão, vá quase até a pele. Cuidado para não cortar a pele.

Construa uma superfície para assar o salmão com três folhas de papel alumínio. Parte brilhosa tem que ficar em contato com o peixe. Unte com a manteiga de coco, acomode o salmão com a pele para baixo e enrole as pontas do papel alumino até as extremidades do peixe. A função do papel alumio é assar o salmão sem queimar a pele e de maneira uniforme.

Tempere o salmão com o suco de limão, sal, pimenta e as raspas do limão siciliano. Coloque um ramo de alecrim em cada fenda feita com a faca. Acomode as folhas de hortelã e as rodelas do limão siciliano.

Acerte a altura do fogo na churrasqueira e coloque o salmão na grelha. Cubra com uma folha de papel alumínio e asse por 30 minutos. Retire o papel alumínio e asse por mais 30 minutos. o resultado será um salmão grelhado ao ponto e saborosíssimo.

O salmão pode não ser o peixe mais nobre do mar, mas tem a vantagem de combinar com quase todas as guarnições que queira acompanhar.

Uma boa dica é acompanhar esta receita com uma salda de abobrinha.  Você pode inclusive otimizar o espaço da grelha da churrasqueira e assar/defumar parte das abobrinhas desta salada. Fica incrível!

Boas garfadas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *