O polvo perfeito

O polvo perfeito. Esse achado rendeu-me uma admiração muito grande pela Paola Carosella. Do livro “Todas as Sextas”, de sua autoria, retirei a teoria para o preparo deste molusco marinho. Graças a ela e depois de varias tentativas, encontrei uma maneira perfeita de cozinhar o polvo de forma que fique tenro e saboroso. A partir deste passo a passo você pode criar/adaptar as sua receita.

Ingredientes
1 polvo de aproximadamente 2 Kg limpo e sem a cabeça
1 folha de louro
1 cebola roxa descascada e cortada em gomos
1 cabeça de alho inteira cortada na metade
3 colheres (sopa) azeite de oliva
1 colher (chá) de pimenta preta em grãos

Preparo
Coloque o polvo em uma panela com água o suficiente para cobri-lo. Cerca de 2,5 litros de água.

Acrescente os demais ingredientes ,cubra o polvo com um pirex invertido para que ele se mantenha submerso na água e cozinhe uniformemente. Leve ao fogo médio e assim que levantar fervura, abaixe o fogo e mantenha em fervor baixíssimo, de modo a não movimentar a água e nem o polvo por um tempo que pode variar entre 1 hora e 30 minutos até 2 horas 30 minutos.

O polvo estará no ponto perfeito quando se mostrar tenro ao ser espetado por um garfo na parte mais grossa do tentáculo.

Agora um dica importante: É preciso deixá-lo esfriar na própria água de seu cozimento. Isso fará com que ele reabsorva parte dos líquidos e também evita um “choque térmico” que endureceria as fibras do polvo.

O resultado é um polvo suculento e repleto de sabor.

Minha receita (esta parte fica a seu critério)
Eu costumo grelhar o polvo rapidamente na churrasqueira, deixando-o defumado. Tempero com sal, coloco bastante azeite de oliva de boa qualidade e acrescento algumas raspas de limão siciliano.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *