Milanesa

Muito pesquisei a respeito da autentica Milanesa. Mais de 90% da população argentina é de ascendência européia e vem principalmente da Itália e da Espanha. E assim a culinária argentina, devido aos grandes fluxos migratórios, capturou várias influências importantes. A Milanesa foi introduzida na América Latina pela mão de imigrantes italianos durante 1860 e 1920. Essa imigração foi ainda mais forte na Argentina, onde existe uma verdadeira tradição para esse prato de origem italiana. Seu nome deriva de uma receita de Milão, cotoletta alla milanese (vitela Milanesa). A base da Milanesa: Carne, leite, ovos, farinha de rosca e condimentos. O segredo da Milanesa está na marinada, que tradicionalmente leva: Ovos, leite, alho e salsinha. Alguns chefes fazem suas versões adicionando outros ingredientes, como: cominho, páprica, orégano, pimenta, adobo e por vai. Outro ponto importante da milanesa é escolher uma carne magra, livre de gordura e nervos. Em viagens gosto de apreciar e aprender sobre a culinária local. A ideia de reproduzir esta receita de Milanesa veio durante uma viagem para Punta del Diablo – UY. Embora seu nome se refira à cidade italiana, conforme falei, tornou-se um prato tradicional da culinária argentina, paraguaia, uruguaia e boliviana. E lá no Uruguai há placas te oferecendo Milanesas por toda parte – uma verdadeira tentação. E porque não reproduzir uma Milanesa? Minha principal referência para esta receita é do restaurante El Antojo que fica em Buenos Aires – Argentina.

Rendimento: 6 a 8 porções
Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes: Milanesa

1 kg de alcatra, coxão mole ou patinho em fatias finas (cerca de 1,20 cm de espessura)
3 ovos
50 ml de leite
500 g de farinha de farinha para empanar (recomendo 30% de farinha de rosca e 70% de farinha panko)
3 dentes de alho picados
1 punhado de salsinha picada
1 colher (sopa) adobo (este é o meu toque especial na receita)
Óleo vegetal (para fritar)

Preparo da milanesa

Remova o excesso de gordura e nervos das fatias de carne. Você pode suavizas as fatias de carne levemente com um martelo especifico para bater carnes.

Em uma tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para um prato fundo. Bata com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Adicione o leite, o alho, a salsa e o adobo.

Mergulhe as fatias de carne marinada, misture bem e reserve em local fresco por pelo menos 45 minutos.

Despeje o óleo em uma panela em fogo médio-alto e aqueça a 170° C. Para saber a temperatura certa para fritar: mergulhe um palito de fósforo no óleo ainda frio, quando acender é sinal de que está no ponto.

Em um prato raso, coloque as farinhas misturadas. Cubra cada fatia de carne generosamente com as farinhas.

Com cuidado, mergulhe 2 bifes para fritar de cada vez (se sua frigideira for pequena frite 1 por vez). Deixe fritar por 1 minuto até dourar, com uma pinça vire os bifes para dourar o outro lado por igual. Transfira para uma travessa forrada com papel-toalha e repita com o restante.

Perceberam que não vai sal em nenhuma parte do preparo da Milanesa? O sal vai depois para não prejudicar o sulco da carne. Sirva com sal a gosto e gomos de limão siciliano cortados na hora.

Para mim o melhor acompanhamento para este prato é batata frita. Clique aqui e confira uma bela e prática receita de batatas fritas na chapa.

Boas garfadas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *