Baguete

Baguete fofinho, crocante por fora e levemente salgado. Depois que fiz esses pães ficou perfeitamente compreensível o fato dos franceses andarem pelas ruas com um baguete embaixo do braço, rasgando e comendo enquanto caminham. Estes pães foram feitos com fermento biológico seco . Sim levain, tua hora vai chegar. Mas enquanto não deixo a preguiça de lado, vou aperfeiçoando as técnicas com o livro Direto ao Pão do @luizamericofcamargo produzido pela @ritalobo que acabei de adicionar à biblioteca aqui de casa. Se tu tá afim de se aventurar na panificação, vale muito. 

Ingredientes: Baguete

500 g de farinha de trigo

330 ml de água

5 g de fermento biológico seco

1 colher (sopa) de sal

Preparo: Baguete

Em um bowl grande, junte 300 ml da água, a farinha e mexa. Em outro recipiente, misture bem o fermento com o restante da água. 

Adicione a sal e a mistura de fermento à farinha.

Sove a massa. Trabalhe até que ela esteja homogênea, lisa, elástica e apenas levemente pegajosa. Modele uma bola, acomode-a na tigela e cubra com um pano úmido. A massa vai descansar, ao todo, por uma hora e meia. Mas com dobras intercaladas: depois dos primeiros 30 minutos, dobre a massa 4 vezes, puxando, dobando sobre ela mesma e girando a tigela. Deixe crescer mais 30 minutos, repita as dobras; por fim, mais 30 minutos (apenas o descanso). Despeje a massa sobre a bancada, divida em 4 porções e faça uma bolinha com cada parte. Cubra com o pano úmido e espere mais 30 minutos.

Polvilhe a bancada com um pouquinho de farinha, estique a massa, aperte-a até ficar alongada e achatada. Depois, dobre os dois lados maiores e opostos da massa até o centro. Una as duas partes no meio e aperte bem para fechar a emenda. Role a massa sobre ela mesma para que a baguete fique com um formato cilíndrico e comprido.

Transfira as baguetes para uma assadeira grande antiaderente. Cubra com o pano úmido e deixe descansar por 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 240°C.

Faça 3 ou 4 cortes em cada baguete. Leve a assadeira ao forno, e asse por 30 minutos – ou até que fiquem douradas.

E se você quiser continuar se aventurando na arte dos pães caseiros, confira a receita destes pãezinhos de leite na chapa. Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *