Arroz de pato com linguicinha

Este Arroz de pato com linguicinha é super fácil de preparar. Eu sou maluco por arroz. Quando vou limpar os armários da cozinha é que me dou conta disso – sou praticamente uma colecionador dos mai diversos tipos de arroz. E talvez por causa disso, aqui no blog não faltam receitas com esse ingrediente. É o caso desse Arroz de pato com linguicinha, que lembra um risoto mas é feito com arroz bomba (especial para paella), mas você pode utilizar o clássico agulhinha ou então o carnaroli. Ah, capriche na qualidade da linguiça – Eu utilizei a Linguicinha Mignon da Linguiça do Bola.

Ingredientes: Arroz de pato com linguicinha

2 xícaras de arroz Bomba
300 g de peito de pato cozido e desfiado
200 g de linguiça Mignon da Linguiça do Bola picada em cubinhos
200 ml de vinho tinto
5 xícaras de clado (pode ser de legumes ou então o clado que você cozinhou o próprio pato)
1 xícara de ervilhas cozidas
1 cebola picada
3 colheres (sopa) de molho shoyu
1 punhado de salsinha picada
2 colheres (sopa) de manteiga
Parmesão de boa qualidade ralado na hora
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora a gosto
Azeite de oliva extra virgem para finalizar

Preparo do Arroz de pato com linguicinha

Leve uma frigideira grande ao fogo médio, coloque um fio de azeite, junte a linguicinha mignon picada e doure por 4 minutos. Reserve.

Na mesma panela, coloque uma colher de manteiga e leve ao fogo baixo. Assim que derreter, junte a cebola e refogue até que murche. Aumente o fogo e acrescente o arroz bomba. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho, o shoyu e misture bem até evaporar. Assim que o álcool do vinho evaporar acrescente a carne de pato desfiada e a linguicinha.

Adicione o caldo, mexa, tempere com sal e pimenta, tampe a panela e cozinhe por 15 minutos com a panela tampada até o arroz estar bem cozido e molhadinho. Importante: O Arroz de pato com linguicinha deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Se ainda estiver muito cru, continue cozinhando. Se necessário, junte mais de caldo e mexa bem.

1 minuto antes do arroz ficar pronto, adicione a ervilha, a salsinha, uma colher de manteiga e mexa incorporando todos os ingredientes.

Sirva imediatamente. Finalize com pimenta moída na hora, um fio de azeite de oliva extra virgem e parmesão ralado na hora.

Boas garfadas!

Gostou desta receita? Que tal reproduzir um belo Aligot de batata baroa com linguicinha? Clique aqui e confira a receita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *