Spaghetti all’Amatriciana

Spaghetti all’Amatriciana é um clássico dos clássicos dos clássicos. Amatriciana – um molho italiano que é típico de Roma, embora leve o nome da cidadezinha de Amatrice, na província de Rieti. Há versões que podem levar outros ingredientes, tais como: alho, toucinho, pimenta malagueta… Considerando que o preparo desta receita que foi criado em 1790, é justo que haja algumas diversas versões… eu prefiro preservar as tradições e reproduzir a mais clássica possível. Esta receita foi retirada do livro A Arte da Cozinha Italiana feito pela escola de massas da Barilla.

Ingredientes: Spaghetti all’Amatriciana

300 g de espaguete (já vi versões com bucatini ou rigatoni)

150 g de guanciale

1 cebola média picada (100 g)

7 tomates italianos (500 g)

50 g de queijo pecorino

Sal e pimenta do reino moída na hora

Preparo da Spaghetti all’Amatriciana

Descasque os tomates.

Para tirar a pele do tomate rapidamente, eu gosto de colocar o alimento em contato direto com o fogo. Basta fazer um corte em “X” na traseira do fruto, espetar com um garfo (no lado oposto ao “X”) e levá-lo até a chama do fogão. Gire o garfo conforme a casca for se rompendo para que toda a extensão do tomate entre em contato com o fogo. Depois, quando a pele estiver solta, é só interromper o cozimento com água fria e puxar a casca por completo com uma faca. Reserve,

Leve uma frigideira grande ao fogo baixo. Corte o guanciale em tiras finas e doure-as calmamente. Na mesma frigideira acrescente a cebola picada, adicione uma pitada de sal e refogue até ficar transparente.

Pique bem os tomates e junte-os à cebola e ao guanciale. Tempere com sal, pimenta do reino moída na hora e cozinhe até que os tomates fiquem macios.

Cozinhe o spaguetti em água fervente com sal conforme as instruções da embalagem. Quando estiver al dente, escorra a massa, leve à panela com o molho e mexa bem. Emprate e finalize com o queijo pecorino ralado e pimenta do reino moída na hora.

Boas garfadas!

E falando em clássicos, você sabe preparar a verdadeira carbonara? Clique aqui e confira a receita completa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *