Risoto pesto

Um risoto pesto pode resultar em um prato surpreendente pela explosão de sabor. Gosto do meu estilo italiano nesta receita, com o manjericão fresco aliado à ricota esfarelada. Isso deixa o risoto pesto com aspecto mais rústico e suave. Experimente esta receita, ainda que você não goste de pesto, já que aqui ele fica bem mais leve em função da adição da ricota. E sinta-se livre para usa castanhas, nozes, pinolis ou pistache para incrementar esse risoto pesto.

Ingredientes: risoto pesto

Para o risoto
2 xícaras de arroz especial para risoto
1 taça de vinho branco
1 cebola média picada
2 colheres (sopa) de manteiga

Para o caldo
1 tomate (preferencialmente o italiano) cortados em gomos
1 cenoura grande cortada em rodelas
1 dentes de alho amassados com casca
1/2 cebola
8 ramos de salsinha
1 talo de salsão
1 buquê garni (sálvia, orégano, tomilho, manjericão, louro)
1 colher (sopa) sal

Para o pesto
2 xícaras de folhas de mangueirão fresco
1 xícara de azeite de oliva extravirgem
2 dentes de alho
100 g de parmesão ralado
150 g de ricota fresca esfarelada
100 g de nozes picadas

Preparo do risoto pesto

O pesto
No processador de alimentos ou em um liquidificador ou então em um pilão (eu apoio esse estilo clássico), coloque o alho, o manjericão e o azeite de oliva. Misture até obter uma pasta (eu prefiro que as folhas fiquem mais espessas e consequentemente obtenho um molho mais denso). Adicione a ricota, o queijo ralado, as nozes e misture com uma colher. Se necessário ajuste o sal. Fique atento, pois o queijo ralado já é salgado.

O caldo
Coloque todos os ingredientes em uma panela estilo caldeirão, adicione dois litros de água e deixe ferver. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e mantenha em fervor baixíssimo, de modo a não movimentar muito a água. Tampe a panela e cozinhe por uma hora. Após retire os ingredientes com a ajuda de uma escumadeira e comece a preparar o risoto.

O risoto
Coloque uma colher de manteiga em uma panela e leve ao fogo baixo. Assim que derreter, junte a cebola, refogue até que murche e fique transparente. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e misture bem até evaporar.

Assim que o álcool do vinho evaporar, acrescente o caldo ao risoto aos poucos, mexendo sem parar. Quando secar, adicione mais caldo e repita a operação por, aproximadamente, 15 minutos sempre em fogo alto. No processo todo será colocado em torno de 12 conchas do caldo.

O risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Se ainda estiver muito cru, continue cozinhando. Se necessário, junte mais de caldo e mexa bem.

Importante:
Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto seco.

Assim que o risoto estiver no ponto, adicione o pesto na panela, mexa até que fique uniforme e desligue o fogo. Acrescente uma colher da manteiga, misture delicadamente e decore com algumas folhinhas de manjericão. Sirva imediatamente e boas garfadas!

Aproveite e confira também esta receita de risoto de ervilha. Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *