Panzanella é uma salada típica da Itália, mais precisamente da região da Toscana. Existe uma infinidade de formas de prepará-la, no entanto acho muito interessante o fato de servir como base para aproveitamento de sobras. Gosto muito de fazer para aproveitar aquele pão dormido que ficou esquecido no armário ou na gaveta. Eu harmonizei esta salada com o um belo Chianti, da Grand Cru vinhos, que é uma varidade que sempre vai muito bem quando o assunto é tomate.
Ingredientes: Panzzanela
300 g de tomates cereja cortados em metades
1 pepino japonês cortado em fatias
1 dente de alho picado
4 fatias gossas de pão estilo italiano
1/2 cebola roxa cortada e meias-luas
1 punhado de folhas de manjericão fresco
Azeite extra virgem
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
Pimenta do reino moída na hora
Sal a gosto
Preparo
Pré-aqueça o forno a 200°C.
Corte as fatias de pão em cubos grandes (de aproximadamente 2 cm).
Em uma tigela grande coloque 3 colheres (sopa) de azeite, o alho picado, tempere com a pimenta e sal a gosto. Adicione os cubos de pão e mexa até incorporar os líquidos. Coloque o pão em uma assadeira e leve ao forno até dourar, por cerca de 10 minutos. Reserve e deixe esfriar.
Na mesma tigela grande coloque 3 colheres (sopa) de azeite e misture com o vinagre. Incorpore todos os ingredientes: os tomatinhos, a cebola, o pepino, as folhas de manjericão e os cubos de pão tostados. Misture e deixe que os sabores se combinam por cerca de meia hora antes de servir a panzanella. Este tempo é importante para que todos os ingredientes conversem entre si e soltem seus sabores.
Boas garfadas!
E falando em clássicos, você já ouviu falar na Spaghetti all’Amatriciana? Então clique aqui e confira mais uma beleza da culinária italiana.