Ossobuco com polenta

Eu adoro ossobuco. E fiquei com  muita vontade de preparar esse ossobuco com polenta após ver o cozinheiro argentino Fernando Trocca removendo as cartilagens, o excesso de gordura e o osso da carne. O ossobuco quando selado tende a deformar, pois a membrana que envolve ele encolhe com o calor. E se você cortá-la antes do preparo e ele desmonta e fica estranho. Gostei muito desse forma de prepará-lo. Boas garfadas!

Ingredientes: Ossobuco com polenta

Para o ossobuco
1,5 kg de ossobuco
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Uma cenoura picada
1 cebola picada
2 talos de aipo picados sem as folhas
240 ml de vinho tinto seco
1 L de caldo de carne
1 colher (chá) de tomilho
1 ramo pequeno de alecrim
2 colheres (sopa) manteiga
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para a polenta
Polenta instantânea (eu utilizei nesta receita a italiana Divella)
1 L de água
500 ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de manteiga
100 g de queijo parmesão ralado
Sal a gosto

Preparo do ossobuco com polenta

Nesta receita eu limpei o ossobuco. Retirei a membrana que envolve ele, removi o excesso de gordura e separei o osso. É opcional, você pode deixá-los inteiros. Tempere o ossobuco com sal e pimenta e passe na farinha de trigo. Em uma panela de ferro quente, coloque 1 colher de manteiga, o azeite e doure dois lados do ossobuco. Retire da panela e reserve.

Na mesma panela coloque a outra colher de manteiga e puxe a cenoura, a cebola e o aipo. Deixe dourar por cinco minutos. Adicione o tomilho, a alecrim e o vinho tinto. Ferva bem até evaporar o álcool. Ponha o ossobuco de volta na panela, regue com o caldo, tampe e cozinhe por 2 horas.

Coe o caldo e retorne-o para a panela juntamente com o ossobuco.

Em outra panela grande coloque a água e leve ao fogo alto para ferver. Adicione o sal, o creme de leite fresco e diminua o fogo para médio. Assim que voltar a ferver acrescente a polenta, em fio constante, mexendo com um batedor de arame para não empelotar. Eu utilizei cerca de 250 g. Gosto dela mais mole.

Cozinhe conforme a embalagem, geralmente por dois minutos. Desligue o fogo, adicione o queijo e a manteiga. Misture bem para a manteiga derreter e a polenta ficar cremosa.

Em um prato coloque uma colher do caldo, em seguida a polenta e por cima o ossobuco.

Boas garfadas!

Gostou dessa receita de Ossobuco com polenta? E que tal se aventurar em uma carne de sol? Clique aqui e confira a receita completinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *