Milho cubano

Se você gosta de milho, precisa fazer esta receita de milho cubano. Uma referência ao milho mais famoso de Nova York: Grilled Corn Mexican Style do Café Habana. Fica em Nolita, ao lado do SoHo, na Prince com a Elizabeth Street. Eu sempre fui adepto da combinação tradicional de manteiga com sal no milho, mas essa cobertura feita basicamente de maionese, parmesão e paprica roubou meu paladar. Caso não esteja nos seus planos uma viagem em breve a NY, eu lhe indico veementemente que faça essa receita de milho cubano no conforto de seu lar.

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 6 porções

Ingredientes: milho cubano

6 espigas de milho limpas (preferencialmente milho doce)
1/4 xícara de maionese
3 colheres de sopa de creme de leite
1/4 colher de chá de cominho em pó
Queijo parmesão de boa qualidade ralado (no Cafe Habana eles utilizam o Cotija, um queijo mexicano)
1 colher (chá) páprica picante
Suco e raspas de 1 limão siciliano
2 colheres de manteiga
Sal
Pimenta preta moída na hora

Preparo do milho cubano

Cozinhe as espigas de milho em água fervente por aproximadamente 20 minutos ou até que os grãos fiquem “macios”. Eu gosto de colocar algumas palhas do milho na água, elas ajudam a realçar o sabor.

Retire as espigas da água fervente e leve-as diretamente para a grelha/churrasqueira. Regue-ás com o suco de limão siciliano. Com a ajuda de um pincel, passe a manteiga uniformemente nas espigas e em seguida tempere com sal a gosto.

Aos poucos, as espigas de milho começarão a ficar escurinhas e defumadas, em virtude do fogo incidindo diretamente. Perfeito, é isso mesmo que queremos para o nosso milho cubano! Mas lembre-se de ir girando de tempos em tempos para que não queime. O ideal é deixá-las douradas.

Em uma tigela misture a maionese, o creme de leite, o cominho, a paprica formando um molho homogêneo.

Quando o milho estiver no ponto, retire-os da grelha/churrasqueira, e envolva-os com molho. Em seguida polvilhe o queijo ralado, as raspas de limão siciliano e finalize com a pimenta a gosto. Importante que este processo seja ainda com o milho quente e que o molho e os demais ingredientes sejam distribuídos uniformemente sobre todas as espigas.

Está pronto o milho cubano! Sirva imediatamente.

Me arrisco a dizer que este milho é o melhor do mundo. Sirva em um churrasco, acompanhado de um bom mojito e nos conte o que achou desta receita. Boas garfadas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *